Ditongos e Tritongos: resumo de português!
Ditongos e tritongos formam, ao lado dos hiatos, os encontros vocálicos
Ditongos e Tritongos: aquilo que você precisa saber
Ditongos e tritongos formam, ao lado dos hiatos, os denominados “encontros vocálicos”.
Esses dois tópicos, ao lado dos encontros vocálicos como um todo, são extremamente abordados por questões de português das principais provas do país, com destaque para os concursos e os vestibulares.
Assim, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo completo com as principais características dos ditongos e dos tritongos. Confira!
Ditongos e Tritongos: introdução
Os ditongos e os tritongos são partes dos encontros vocálicos. Esses encontros vocálicos se caracterizam pela junção de vogais e semivogais dentro de uma mesma palavra, sem a presença de uma consoante.
Saber as definições de ditongo e tritongo e as formas com as quais eles aparecem é fundamental para realizar de maneira correta a separação de sílabas.
Ditongos: principais características
Os ditongos aparecem quando, em uma mesma sílaba, ocorre o encontro de uma vogal e uma semivogal (ou de uma semivogal e uma vogal).
Essas vogais e semivogais devem, para que ocorra o ditongo, permanecer juntas mesmo após a separação de sílabas.
Ditongos: casos
Os ditongos podem existir de quatro maneiras diferentes:
- Ditongo crescente: nos casos em que a semivogal se encontra antes da vogal.
Exemplos: glória, mágoa
- Ditongo decrescente: é o oposto do ditongo crescente. Nesses casos, a vogal aparece antes da semivogal.
Exemplos: vaidade, leite
- Ditongo oral: caso em que o som da sílaba é emitido pela boca. O ditongo oral é encontrado nos encontros marcados por -ui, -ai, -ie, -ei e -oi.
Exemplos: baixo, pai
- Ditongo nasal: casos em que, ao pronunciar a sílaba, o som é emitido tanto pela boca como pelo nariz. O ditongo nasal é encontrado nos encontros marcados por -õe, -ão e -ãe.
Exemplos: mão, mãe, pão
Tritongos: principais características
Os tritongos são formados a partir da ocorrência do encontro, dentro de uma mesma sílaba, de uma semivogal, uma vogal e outra semivogal. Eles podem ser tanto orais como nasais, variando de acordo com o local em que sai o som no momento em que pronunciamos a sílaba.
- Exemplos de tritongo nasal: enxáguem, saguão
- Exemplos de tritongo oral: Uruguai, averiguou