Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

Senador adota projeto de 14º salário emergencial para aposentados

Abono salarial pode ser pago em dobro em 2020 para o grupo

Por causa da pandemia do novo coronavírus, aposentados pelo INSS podem ganhar um 14º salário emergencial. O senador Paulo Paim, do PT-RS e presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH), apresentou projeto com esse objetivo.

No texto, que teve como inspiração ideia legislativa publicada no e-Cidadania, o abono do ano para aposentados e pensionistas do INSS seria pago em dobro neste ano. O abono anual é o equivalente ao 13º salário de trabalhadores.

O Projeto de Lei 3.657/2020 foi apresentado nesta segunda, 6 de julho. Mês passado, o senador Paim fez relatório favorável e a ideia conseguiu 20 mil apoiadores, após ser mostrada como sugestão da Comissão de Direitos Humanos. Por causa da pandemia do novo coronavírus, não estão sendo feitas reuniões nas comissões e, por isso, pode haver demora para que a votação seja feita.

Essa foi a primeira vez em que um senador aderiu a uma sugestão de projeto publicado no portal e-Cidadania. A Comissão de Direitos Humanos já transformou 19 ideias legislativas em projetos de lei. A ideia em questão foi apresentada pelo advogado Sandro Gonçalves. Ele explicou que adiantar o 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS por causa da pandemia auxiliou nas finanças desse grupo. Mas alertou que seria um problema o grupo ficar sem o benefício em dezembro, em virtude do adiantamento.

O senador Paim adicionou que diversos aposentados tiveram despesas extras durante a pandemia, aumentando a necessidade do benefício extra. O político alegou que o 14º salário emergencial é uma medida humanitária, mas que também beneficia a economia nacional.

O abono é dado para segurados e dependentes da Previdência Social que receberam auxílio-acidente, auxílio-doença, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão durante o ano. O cálculo ocorre igual ao feito para o 13º de trabalhadores, com base o valor de renda do mês de dezembro anualmente.

Leia Também:

brasil 123  
32 Comentários
  1. Odila Diz

    Gente nós temos de acreditar!!!Confiar e não é hora de ficar criticando agente sabe que o governo está tentando de todas as formas o senado tbm. Agente tem de acreditar as indignações e insatisfação coloque nas urnas pois ninguém vai pra lá sem o voto do povo. Vamos confiar ninguém comanda um país sozinho tem de estarem todos alinhados com os projetos. Não é hora de contar votos tem muita água pra rolar . Não é política e necessidade e tem muitos que a família entra pra trazer desânimo aos aposentados querendo colocar culpas em outros. Gente estamos em uma pandemia!!! Vamos colocar mais positividade acreditar mais Deus e nosso Mestre e vai direcionar as pessoas de bem a enxergarem as necessidades do nosso povo brasileiro que não são poucas. Eu acredito e confio que vai dar certo o 14 vai sair e aí agente pode ao menos colocar as contas em ordem. Somos em 3 na minha casa pagando financiamento e ainda tem dois cães para alimentar e tudo muito complicado recebo 2.500 reais mas estou firme acreditando que tudo vai dar certo fico sempre devendo ,mas vou empurrando e sendo grata por estarmos com saúde. A carne agente come quando vai na casa de alguém, mas quem disse que precisa de carne? Precisamos nos apoiar e enviar muita luz para nosso país, pois foi algo inesperado. Gratidão gente Amor temos muita gente preocupados com os familiares principalmente os colegas da are da saúde e tbm muitas pessoas chorando por perderem familiares pra está pandemia. Um minuto uma hora um dia sem julgamentos já pode ajudar. Vamos limpar um pouco nosso planeta sem agressão. Vamos levantar as mãos e dizer. Gratidão divino CRIADOR pois estou com saúde. Gratidão pelo ar que podemos RESPIRAR tem muitos que não podem😪

  2. NEUZA MARIA FERREIRA Diz

    Eu estou indignada com certas pessoas recebendo o auxílio emergencial, pessoas essas q nunca trabalharam. Eu passei parte da minha vida trabalhando feito louca , ia pendurada nos ônibus, e nunca ganhei nada do governo, hj me.vejo aposentada com um salário mínimo vendo essa pouca vergonha . Quanta inversão de valores .Detalhe sem generalizar, até garotas mães solteiras q estão ganhando e nem Gastão com as crianças ,isso é FATO.

    1. Odila Diz

      Acho que estamos todos no mesmo barco com está pandemia. Trabalhei com carteira assinada que se 40 anos. Me aposentei depois de trabalhar 27 anos quase 28 num só hospital na área da saúde ganhando 2 salários mínimos e pouco. Agora com a pandemia tenho a filha desempregada e minha neta.Para pagar as contas e mais alimentação e bem complicado minha filha está até agora esperando pela ajuda emergencial e não mandam resposta. E eu aqui esperando que aconteça um milagre!! Gratidão a todos que estão preocupados com os aposentados e ainda por cima estou upando apartamento financiado fica tudo impossível para o salário que ganho. Se Deus quiser vai dar tudo certo. Gratidão a todos que estão empenhados nesta causa. Odila de Souza.

  3. Luiz Felipe Tavares de Freitas Diz

    Eu acredito que sairá o 14° para aposentados e pensionistas, nada é tão rápido e ainda estamos no mês de julho.
    Eu acredito e quero acreditar neste movimento.

  4. Fernando Agra Diz

    Quem pagará essa conta? A classe média, com aumento dos impostos?

    1. Osmar Diz

      Vocês acreditam em Papai Noel?

  5. Baru Diz

    Papapapapaaaa…… papapapapaaaa…

  6. Antonio Diz

    Todo dia a mesmo Papo Furado,esse Petista pensa que os aposentados são idiotas.Pessoal isso não sai,o INSS está falido,o Governo não tem mais onde buscar dinheiro,esse cara está querendo jogar os aposentados contra o Governo, não contem com 14 salário, Deputado demagogo

    1. Flávio Amorim Diz

      Mas para dar aumentos para os militares o dinheiro APARECE?

  7. Antonio Diz

    Deputado Petista, querendo fazer média com os Aposentados,o INSS está falido,grande parcela de culpa, é do PT,se Presidente “sancionar”,o Deputado será elogiado pelos aposentados,se o Presidente não sancionar,os aposentados passam a criticar o Governo,o País está arruinado,esse cara está agindo como se estivéssemos na Suiça

    1. Paulo Diz

      Eu sou aposentado e será bem vindo esta grana no final do ano mas se não vim eu vou continuar co Bolsonaro somos patriotas sem medo?

    2. Alexandre de Paula Neto Diz

      Eu acho também que essas notícias plantadas na mídia todos os dias a nesma coisa, tem finalidade política, com o objetivo de jogar o povo contra Bolsonaro, caso não seja sancionado.

  8. Aparecida Diz

    Cartões de empréstimos conseguinado uma armadilha a pessoa morre e não paga nunca

  9. Jonathan Diz

    Ridículo INSS falindo e esse cara quer falir mais PT só faz merda.
    #foraPt. Todos expulsos querem quebrar o pais

    1. Tânia Cristina Ramos da Cruz Diz

      Se o senador é do PT ou não, não me importa, o importante é que para ter esse direito precisa de projeto de lei, se alguém fez , ótimo, vai beneficiar milhões de pessoas do INSS, e não se esqueçam que a maioria ganha um salário mínimo. E tem outra, a economia precisa girar, nem que seja por compras on LINE, então se essa parte da população não tiver seu dinheirinho será mais trágico.
      E outra coisa horrível de se dizer, muitos beneficiários faleceram, então o governo pode redirecionar o valor desses para os que ficaram.

  10. Kk Diz

    Engraçado q, em toda essa pandemia, o auxílio emergencial (?) não foi aprovado para aposentados e pensionistas. Quer dizer q um aposentado q sustenta 5 pessoas em casa, ou uma pensionista q é viúva, desempregada e com 4 filhos, e q ambos recebem só um salário mínimo, não precisam de ajuda tbm? Aqui na minha cidade, os “nóias” contam aos 4 ventos q receberam o auxílio emergencial, e fizeram o q? Churrasco, compraram celular, cx de som, usaram com drogas, entre outras coisas. Fora outras pessoas q conheço q têm 2 rendas e 2 carros na garagem. Políticos, a gente já cansou de ver nos jornais a mesma notícia velha, e cadê os empréstimos q não seriam descontados por 4 meses? Aposentado e pensionista vai viver de empréstimo até qdo? Qdo é pra aumentar o salário do político, é capaz de irem fazer votação até embaixo de chuva.

    1. Vera Lucia izidoro Diz

      Falou tudo vc está coberta de razão trabalhamos doente dia e noite nos aposentamos com uma miséria.E acham que com este valor da para viver.Tudo aumentou
      Se deixar de pagar água luz eles cortam.E não temos ajuda nenhuma.Sabe Deus se vamos ter dinheiro para sobreviver até o fim do ano

      1. Bernadeth viana Diz

        Gente,esse site todo dia coloca a mesma matéria, pensa que os aposentados e pensionistas do inss são otários para lê isso é se iludir com a esperança que vai tê mesmo o 14°-salário, gente esses políticos é uma vergonha Nacional, só pensam no próprio bolso e no seu bem está, eles não aprova nada em pró dos aposentados e pensionistas do inss,não passou o 5% da margem, deve tá engavetado na Câmara dos deputados federais a proposta que o Senado aprovou dos descontos em folha quem tem empréstimo, e agora fala nesse bendito 14°-quarto salário? Gente desses políticos não se espere nada? Fica aqui minha indignação e meu Repúdio? Eleições vem aí em 2022 e todos eles vão precisar do voto?

      2. Rosana Diz

        Temos que pensar nisso na hora de votar.

    2. Mercedes Diz

      concordo além disso qdo pedimos empréstimos não acho uma boa pagar isso em 84 meses é um absurdo mais de cinco anos pagando empréstimo?????? deveria ser no máximo 2 anos com taxas reduzidas…afinal ganhos uma merreca para sustentar a família, comprar remédios entre outras e no fim café o dinheiro sim e no mesmo dia que recebemos….precisamos de um aumento justo igual a todos dados para deputados e corjas…..

      1. Zilda Diz

        ⁹tem toda razão só enganação coitados dos aposentado 5% que nunca chega meu Deus

    3. Antonio Diz

      Esse Dep.é Petista,o PT destruiu a Economia do Brasil,vieram milhões de Brasileiros desempregados,o INSS está arruinado,aí vêm esse cara querendo jogar os aposentados contra o Governo,se o Presidente não Sancionar,Congelar o salário deles, nem pensar

    4. Isoel soares Diz

      Falou tudo

  11. Roberto Diz

    Com esses políticos comprados pelos banqueiros e jogadas políticas nunca nenhum aposentado terá a margem consignavel acrescido de mais 5por cento e muito menos suspensão por 4 meses do empréstimos consignavel. Canalha só pensam neles. Cadê que eles reduzem os salários deles.

  12. Deusa Diz

    Pura política, agora todos querem fazer leis para ajudar a população? O povo está sofrendo por anos, e só nas eleições eles aparecem com boas intenções? Bobo e quem acredita eles estão pensando neles o tempo todo, se o cara e aposentado ganhando muito mais que três salários mínimos como alguns privilegiados pela vida, ganhariam também? Vocês acham que eles estão pensando no povo, eles querem votos e como sempre mais dinheiro.

  13. Graça Diz

    😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭 Não tá dando pra arcar com as despesas pôr causa dos remédios e não podemos deixar de toma-los senão morremos,meu nome já tá sujo 😭😭😭😭😭😭

  14. Nilce Diz

    Pode ir parando de demagogia,já estamos fartos dessa palhaçada,queremos ajuda agoraaaaaa…esse décimo quarto e pura jogada política,cadê nosso aumento de margem,cadê a paralisação dos descontos do consignados,vocês acham que somos idiotas? Aposentados vota e não esquece o que estão fazendo conosco,não tivemos um único auxílio,passamos pela pior parte da pandemia sem ajuda de ninguém, vocês não valem o que comem…

    1. Alipio Carlos Diz

      Concordo plenamente, eles tratam aposentados como uma classe inútil…
      Cansado de ser enganado.
      Somos uma classe esquecida.
      Mas #otempotodoDeusébom

      1. Roberto Fonseca Navarro Diz

        Deixo aqui o meu repúdio com respeito aos pagamentos dos consignados, pois os mesmos continuam sendo descontados nossa folha de pagamento do INSS. Acho que a voz e a ordem presidencial não tem sido cumpridas pelos órgãos públicos e pelas redes bancárias. Somos mesmo uma classe despretigiada. A cobrança está sendo feita e não somos respeitsdos. Nosso salário é uma miséria pelo que lutamos a vida toda. .

    2. Sebastiao Valadares Carvalho Diz

      VERDADE MENINA, BEM PENSADO POLÍTICOS Ñ VALE UM VINTÉM VALE. QUEM SABE COM AJUDA PAIM A COISA ANDA.

    3. Vanessa oliveira Diz

      Queremos o aumento da margem e suspenção dos descontos,só blablabla durante esse tempo todo,sem ajuda nenhuma.
      Os nossos perdendo emprego,temos que arcar com tudo sem ajuda nenhuma .
      Estamos cansados desse descaso.

  15. José Luiz Diz

    Isso já tá aborrecendo!! Mesma notícia. Mano ohhhhh!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?