O que fazer se a conta do auxílio emergencial foi bloqueada?

Mais de 1 milhão de contas foram bloqueadas por suspeita de fraude

Nesta terça-feira, 21 de julho, Pedro Guimarães, presidente da Caixa Econômica Federal, havia afirmado que “centenas de milhares” de contas poupanças sociais digitais da Caixa haviam sido bloqueadas por suspeita de fraude. Nesta quarta, foi informado que o número foi de cerca de 1,3 milhão de contas.

O número foi o de contas enviadas à Caixa, que não informou o número que foi bloqueado de fato. Entretanto, quem teve a conta bloqueada deve ir a uma agência com documento que ela será desbloqueada “rapidamente”, de acordo com Pedro Guimarães. Ainda segundo ele, se o cidadão não for a uma agência, a conta continuará bloqueada. “Essa questão de fraude nesse momento de pandemia é inaceitável”, disse ele.

Guimarães afirmou que muitas das irregularidades aconteceram no início do prazo de cadastramento. De acordo com ele, muitos dos cidadãos não tinham celular e, por isso, o banco permitiu que um mesmo celular fosse utilizado para abrir mais de uma conta. Esse foi um foco de fraude.

Apesar de afirmar que a maioria das contas bloqueadas foram abertas por hackers, ainda assim algumas pessoas foram penalizadas injustamente. Essas devem ir às agências da Caixa.

De acordo com Guimarães, os fraudadores já foram identificados e serão penalizados “rapidamente”. Em nota, a Caixa afirmou que monitora as contas do auxílio e acessos e que realiza o bloqueio em casos de suspeita.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.