Guedes diz que governo planeja IPO de banco digital criado após auxílio emergencial

O auxílio emergencial é pago exclusivamente pela Caixa Econômica Federal

O governo federal tem intenção de abrir capital em bolsa do banco digital após ter digitalizado milhões de contas por causa do auxílio emergencial. A declaração foi dada por Paulo Guedes, ministro da Economia, nesta terça-feira (20). O ministro não mencionou a Caixa Econômica Federal.

“Nós digitalizamos 64 milhões de pessoas. O quanto vale um banco com 64 milhões de pessoas? Pessoas de baixa renda, mas pessoas que foram bancarizadas pela primeiríssima vez, então elas vão ser leais pelos restos de suas vidas”, afirmou o ministro da Economia durante a Milken Institute Global Conference.

“Estamos planejando um IPO (oferta pública inicial de ações) desse banco digital que nós produzimos em menos de seis meses”, disse Guedes, sem explicar se estava se referindo à Caixa ou a uma unidade do banco estatal. O ministro da Economia também afirmou que essa é uma boa hora para vir para o Brasil e que o teto de gastos será respeitado pelo governo. “Eu não acho que serei despedido nos próximos meses, como o antigo ministro da Fazenda, e eu acho que é hora de vir para o Brasil”, afirmou.

O auxílio emergencial foi criado em abril pelo governo para ajudar trabalhadores informais, desempregados, autônomos e microempreendedores individuais (MEIs) durante a crise causada pela pandemia do novo coronavírus. De abril até agora, o pagamento do programa ocorreu exclusivamente pela Caixa Econômica Federal. O programa vai até dezembro de 2020 e significará gasto total de R$ 321,8 bilhões para o governo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.