Organização publica orientações para retorno ao trabalho durante a pandemia

A Organização Internacional do Trabalho divulgou medidas para evitar contágio da doença na volta ao trabalho

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) divulgou uma série de orientações para quem terá que retornar ao trabalho durante a pandemia do novo coronavírus. A OIT afirma que as políticas de retorno ao trabalho devem ter foco nas pessoas, com direitos e normas internacionais de trabalho no centro de estratégias econômicas.

A organização afirma que, antes do retorno ao trabalho acontecer, cada local deve ser avaliado. Isso deve acontecer para que medidas preventivas sejam adotadas, garantindo a segurança e saúde dos trabalhadores. Isso necessita combinar o controle técnico e tem como objetivo evitar contágio entre os trabalhadores após o retorno.

Entre as medidas, a organização aconselha instalação de barreiras físicas, locais com melhor circulação de vento e horários flexíveis. Também devem ser adotadas práticas de limpeza e higiene, além de uso de proteção individual.

A organização também atenta, entre as medidas divulgadas, para considerar outros riscos, como o psicossocial, monitorar a saúde dos trabalhadores, promover limpeza e desinfecção do local regularmente, decidir quem retornará ao trabalho e a forma que isso acontecerá. As medidas devem ser revisadas e atualizadas regularmente.

As medidas são sugeridas para que os trabalhadores que retornam ao trabalho se sintam seguros no ambiente durante a pandemia do novo coronavírus. Os trabalhadores também devem ter o direito de se afastar em situações em que “tenham uma justificativa razoável para acreditar que representa um perigo iminente e sério para sua vida e saúde” e não devem sofrer consequências indevidas por isso.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.