A CEF (Caixa Econômica Federal) e o BB (Banco do Brasil) já deram início ao pagamento do PIS/Pasep. Cerca de 22,9 milhões de cidadãos têm o direito de receber um dinheiro extra que pode chegar ao montante de R$ 1.302,00.
Assim, as instituições financeiras que são as responsáveis pelo repasse dos valores do PIS (para quem trabalha na iniciativa privada) e do Pasep (para quem é funcionário público) já se prepararam.
O calendário foi liberado há um tempo, e você pode verificar abaixo, na matéria de hoje do Notícias Concursos, como você receberá e a quanto terá direito neste ano.
O saque do benefício pode ser feito até o dia 28 de dezembro de 2023. Ademais, é importante salientar que o pagamento liberado neste ano se refere ao ano base de 2021, houve um atraso por conta da pandemia que assolou o país. No entanto, para receber os valores e ficar com os bolsos cheios após ter gasto uma verdadeira “fortuna” no Carnaval, será preciso cumprir com alguns requisitos, que são:
O valor é variável de acordo com o tempo que foi trabalhado. Portanto, quanto mais tempo se manteve trabalhando ao longo de 12 meses no ano, maior será o benefício. Entenda as proporções:
Vale ressaltar, primeiramente, que de 22,9 milhões de cidadãos elegíveis a receber o benefício, cerca de 20,4 milhões são colaboradores das empresas privadas (e recebem o PIS). Então, 2,5 milhões servem o município, o estado ou o país (e recebem o Pasep). As formas de saque, portanto, diferem entre as duas instituições bancárias.
O trabalhador tem que apresentar o RG ou outro documento com foto, além do cartão do benefício. Então, deve seguir até uma casa lotérica ou até uma das agências da Caixa. Mas, se o cidadão preferir, pode movimentar o benefício tendo acesso ao app do Caixa Tem.
O titular tem a obrigação de apresentar o RG ou outro documento com foto, junto com o cartão do benefício. Em seguida, basta ir até uma agência bancária ou acessar o app do Banco do Brasil.
Entenda como consultar os benefícios através do app da CTD (Carteira de Trabalho Digital):