Estamos completando uma semana desde o início das consultas por dinheiro esquecido. Esse processo está sendo capitaneado pelo Banco Central (BC) neste momento. De acordo com as informações oficiais, mais de 100 milhões de acessos já foram realizados por pessoas das mais diferentes regiões. É o que dizem os números oficiais da própria Instituição Financeira.
Mas ainda de acordo com o BC, o fato é que a grande maioria das pessoas não está encontrando nada nessa consulta. Segundo informações oficiais, os números variam diariamente. Mas em geral, o que se sabe mesmo é que algo em torno de 80% dos cidadãos que estão procurando por esse dinheiro não estão conseguindo encontrar nada.
Para essas pessoas, a dica é não jogar a toalha ainda. É que de acordo com o próprio BC, esse processo de consultas é apenas o primeiro. É como se fosse portanto uma espécie de lote inicial de pagamentos. Então eles já anunciaram que irão fazer uma segunda peneira com novas possibilidades de análises em breve. E isso significa que você vai ter mais uma chance.
E já tem data para isso? Tem sim. Ainda de acordo com o Banco Central (BC) a ideia é que a segunda leva de consultas vai acontecer mesmo no mês de maio. Ainda não há uma data certa para isso, mas o mês já está garantido. Na ocasião o sistema vai ser o mesmo. Pelo menos é isso o que se sabe até este momento.
O Banco Central informa que neste primeiro momento, eles estão liberando as consultas para alguns milhões de pessoas. A ideia é que eles possam pegar mais alguns milhões de reais. Para o mês de maio, eles estão planejando liberar mais uma parcela do montante. Ao todo, eles estão falando na liberação de mais de R$ 8 bilhões em dinheiro esquecido.
Não dá para sacar agora
Vale lembrar que o processo de saque do montante ainda não começou. Então se você está no grupo das pessoas que encontrou alguma quantia neste momento, saiba que não dá para retirar esse montante neste momento. É preciso esperar até que chegue a sua hora de fazer a retirada do montante.
De acordo com o Banco Central (BC), há um calendário oficial já divulgado para isso. A ideia é que os repasses aconteçam considerando sempre o ano de nascimento do cidadão que fez o pedido de retirada.
Vale lembrar que não são apenas as pessoas físicas que estão fazendo esses pedidos. De acordo com as informações oficiais, contas jurídicas também podem participar do processo. Para tanto, eles só precisam inserir o CNPJ ao invés do CPF
Fraudes com o dinheiro
De acordo com informações da Polícia Federal (PF) tem gente se aproveitando desse momento para aplicar golpes nas pessoas. Então é importante ficar de olho para evitar ao máximo que você se torne uma próxima vítima.
Segundo a PF, quadrilhas estão espalhando por aí a informação falsa de que as pessoas podem até antecipar o saque do dinheiro. Para tanto, eles estão pedindo para que os cidadãos enviem um pix para uma determinada conta.
Mas isso não existe. De acordo com o próprio BC, o cidadão precisa prestar atenção nos detalhes e entender que o pagamento do dinheiro vai acontecer mesmo de acordo com o calendário. Isso vale tanto para as pessoas que podem consultar agora como para os usuários que poderão consultar em maio.