O Governo Federal permitiu que neste ano os trabalhadores com saldo disponível em suas contas vinculadas ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) realizassem um saque extraordinário de até R$ 1 mil.
Os valores foram depositados pela Caixa Econômica Federal entre os meses de abril e junho nas contas poupanças digitais do Caixa Tem, abertas em nome de cada trabalhador. Cerca de 42 milhões de pessoas foram beneficiadas.
Os trabalhadores contemplados com o saque extraordinário tinham um prazo de até 90 dias para fazer o resgate. Dessa forma, os valores começaram a ser devolvidos às contas do FGTS. Em agosto, foram devolvidos cerca de R$ 9,2 bilhões.
No entanto, o resgate pode ser solicitado até o dia 15 dezembro deste ano pelo aplicativo do FGTS. Feito o procedimento, o trabalhador terá que aguardar até 15 dias úteis para os recursos caírem na poupança digital do Caixa Tem.
Pela carteira digital da Caixa o cidadão pode pagar contas e boletos, fazer compras online com o cartão de débito virtual, fazer recarga no celular, efetuar transferências, inclusive via Pix e pagar compras em maquininhas com um QR Code.
Na prática, será necessário fazer um pedido de transferência para uma conta da Caixa ou de outras instituições. Veja o passo a passo:
O saque é facultativo ao trabalhador, ou seja, caberá a ele resgatar o dinheiro ou não. Caso o cidadão não esteja interessado em realizar o saque, deverá informar por meio do aplicativo do FGTS ou nas agências da Caixa a decisão.
Mesmo que o crédito tenha sido realizado na Conta Poupança Social Digital, o trabalhador pode, ainda assim, optar por desfazer o crédito automático, basta acessar os canais mencionados até o dia 10 de novembro.
O saldo do FGTS pode ser consultado de diversas formas. Portanto, veja cada uma delas a seguir:
Por SMS
Sendo uma das formas mais práticas de consultar o FGTS, o trabalhador pode aderir a opção de receber mensagens de textos (SMS) quando houver alguma movimentação em suas contas no Fundo de Garantia.
Por correspondência
Outra forma de receber o extrato do FGTS é em sua própria residência. O trabalhador pode ter acesso as informações a cada dois meses, basta informar o endereço completo no site do órgão, em uma agência da Caixa ou pelo telefone 0800 726 01 01.
No site ou aplicativo
Por fim, é possível consultar o extrato do FGTS através do site da Caixa ou pelo aplicativo FGTS. Pelo site, o trabalhador deve informar o NIS (PIS/Pasep) ou a Senha Cidadão. A consulta pelo aplicativo também é simples, no entanto, é preciso baixá-lo.