Digitaliza Brasil: MCom libera 133 novos canais digitais - Notícias Concursos

Digitaliza Brasil: MCom libera 133 novos canais digitais

De acordo com divulgação oficial, o Ministério das Comunicações (MCom) liberou 133 novos canais digitais em 107 cidades. Saiba mais!

De acordo com recente divulgação oficial, o Ministério das Comunicações (MCom) liberou 133 novos canais digitais em 107 cidades brasileiras.

Digitaliza Brasil: MCom libera 133 novos canais digitais

A consignação representa a ativação de canais com tecnologia superior à versão analógica, destaca o Ministério das Comunicações (MCom).

Conforme informado pelo Ministério das Comunicações (MCom), ocorreu, na última quarta-feira, 15 de junho de 2022, a consignação de 133 novos canais para entidades que, a partir de agora, irão consolidar a transmissão do sinal digital em 107 cidades beneficiadas pelo programa Digitaliza Brasil. 

A Portaria 5.923/22 foi publicada no Diário Oficial da União e traz a lista completa dos canais, destaca o Ministério das Comunicações (MCom).

Municípios beneficiados e distribuição de canais

Os municípios beneficiados aderiram ao programa nas fases 1.3, 1.4, 2 e 3. Com efeito, o maior número de canais foi distribuído para as regiões Centro-Oeste e Norte, com 57 e 51 canais, respectivamente. Goiás foi o estado com o maior número de canais digitais (39), destaca o Ministério das Comunicações (MCom).

De acordo com as informações oficiais, são 41 entidades consignadas, todas elas já autorizadas anteriormente, a executar o serviço de Retransmissão de Televisão (RTV) em tecnologia analógica.

Código Brasileiro de Telecomunicações

Por padrão, a consignação efetivada é regida pelas disposições do Código Brasileiro de Telecomunicações, das leis subsequentes e seus regulamentos — bem como pelo Decreto nº 5.820, de 2006, informa o Ministério das Comunicações (MCom). 

Prazos e autorizações

O Ministério das Comunicações (MCom) destaca que, antes de dar início à execução do serviço, as entidades deverão observar os prazos previstos para a obtenção da autorização de uso de radiofrequência e solicitação do licenciamento da estação, junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), e devem ser solicitadas pela interessada, por meio do Sistema Mosaico.

Digitaliza Brasil

Em maio de 2021 o Ministério das Comunicações (MCom) instituiu o programa, definindo diretrizes para a conclusão do processo de digitalização dos sinais da televisão analógica terrestre no Brasil. 

Dados oficiais

Na ocasião, 1.638 municípios ainda assistiam apenas TV com sinal analógico. A meta da pasta é concluir o processo de digitalização nessas cidades até o fim de 2022, beneficiando mais de 23 milhões de brasileiros, informa o Ministério das Comunicações (MCom).

Na Portaria 2.524/2021, que criou o Digitaliza Brasil, o Ministério das Comunicações (MCom) determinou que o processo de consignação e autorização de novos canais seja simplificado, conforme divulgação oficial.

Anatel

De acordo com informações da Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel tem contribuído com o Programa Digitaliza Brasil, visto que realizou estudos para a inclusão de 4.678 canais digitais para atender a digitalização dos canais de todos os municípios contemplados pelo Anexo I da portaria.

Expediu 4.294 atos de autorização de uso de radiofrequência para os canais já outorgados pelo Programa Digitaliza Brasil; realizou 2.422 análises de viabilidade das condições de instalação de estações e a submissão à Consulta Púbica; e emitiu 1.072 licenças de funcionamento dos canais já outorgados pelo Programa Digitaliza Brasil.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?