Apostar em bons diferenciais para reter talentos é garantir que você construa uma equipe de qualidade e que realmente esteja disposta a crescer e se desenvolver dentro da empresa.
Contudo, isso nem sempre é fácil de alcançar. É necessário pensar nas estratégias certas para criar um clima organizacional que seja efetivo e promova essa retenção de talentos.
Mas, por onde começar? Como agir? Veja algumas dicas no decorrer deste texto!
Conheça alguns diferenciais para reter talentos
São diversos os diferenciais para reter talentos que você pode incluir na rotina da sua empresa. Mas antes de apostar em qualquer um deles, lembre-se de analisar bem o seu “público-alvo”. Ou seja, conheça bem a sua equipe e os talentos que estão nela.
Isso poderá lhe ajudar na hora de elaborar planos que viabilizem a retenção de talentos.
1. Contrate alguém que quer crescer com a empresa
Tudo começa no começo – obviamente.
O que queremos dizer com isso é que no momento de contratar um talento você já deve fazer uma análise criteriosa de suas pretensões.
Será que ele deseja crescer com a empresa? Ou vê a corporação apenas como um espaço temporário? Analise isso e comece contratando quem deseja crescer e se manter na corporação!
2. Salários e benefícios qualificados
Isso não é nenhuma novidade, a gente sabe, mas é importante frisar que os salários e benefícios oferecidos é um dos diferenciais para reter talentos que mais traz resultados. Não meça esforços aqui!
3. Entenda as dores dos colaboradores e ofereça suporte
Converse com os seus colaboradores e descubra quais são as maiores dores que eles possuem.
A carga de trabalho está descalibrada? O setor está mal dividido? As tarefas delegadas estão divididas de maneira errada entre os perfis? Analise tudo isso para conseguir montar um ambiente mais interessante para todos.
4. Cuide do ambiente de trabalho
O ambiente de trabalho, físico mesmo, também deve entrar para a lista de diferenciais para reter talentos.
Cuide do espaço. Aliás, tenha um espaço de verdade para cada colaborador.
A organização, limpeza, utensílios e ferramentas, além dos ambientes de descanso e descontração, devem tudo entrar na lista.
A qualidade de vida também tem a ver com o ambiente. Lembre-se disso!
5. Trabalhe a liderança
Ofereça treinamento e desenvolvimento para a sua liderança. Afinal, as pessoas não querem se prender em ambientes com chefes desqualificados e “mandões”. Mas sim, cada vez mais os indivíduos têm entendido a importância de se ter um verdadeiro líder ao lado.
Inclusive, um líder ruim é capaz de colocar a qualidade de vida dos liderados em cheque. Cuidado!
6. Valorize o time contratado
Por fim, o reconhecimento e a valorização do seu time é um dos principais diferenciais para reter talentos.
As pessoas não querem trabalhar sem reconhecimento. Elas querem receber o que merecem e pelo o que fazem. Sendo assim, cuidado com esse tipo de situação e sempre reconheça os esforços e o valor do seu time.
Isso pode ser feito com recompensas, feedback positivo, comemorações, enfim! Invista nisso e veja os resultados que poderão ser alcançados.