Persona ou Público-Alvo?
A persona do seu cliente é como se fosse, de forma sucinta, uma evolução do conceito de público-alvo. Sendo assim, considere alguns pontos.
Características do público-alvo
Quando pensamos em público-alvo dentro do conceito adotado pelo marketing, estamos falando de questões abrangentes. Todavia, é possível considerar alguns pontos:
- Faixa etária do público-alvo;
- Região em que a empresa atua X região em que essas pessoas residem;
- Qual é o estilo de vida do cliente?
- Prioriza preço ou exclusividade?
- Enfim, são muitas as questões que envolvem a análise do público-alvo.
Quem é essa persona?
A análise da persona do cliente é um pouco mais aprofundada. Sendo assim, quando falamos em analisar a persona do cliente, estamos falando sobre conhecer a pessoa por trás do público-alvo. Entretanto, isso é dentro do conceito do marketing digital.
- Há algumas questões que podem ser levantadas para mapear a persona do seu cliente.
- Quem são as pessoas que compõem o grupo de clientes que você atinge atualmente?
- Essas pessoas correspondem com exatidão ao grupo de clientes que tem como ideal para o seu negócio?
- Qual é a rotina do cliente?
- O que ele gosta de fazer, estudar, consumir?
- Quais são as dificuldades que ele enfrenta dentro da dinâmica atual das necessidades de compra?
- Como a sua empresa pode trazer uma solução para essa situação problema?
- Qual a linguagem que pode adotar para ter um relacionamento mais direto com a persona do cliente?
- Como é a jornada de compra desse cliente?
- Ele busca as primeiras informações na internet?
- Conversa com outros clientes?
- Faz uma pesquisa com os seus concorrentes?
Diferença entre o público-alvo e a persona
A diferença entre o público-alvo e a persona, de forma sucinta, é exatamente essa, a especificação dessa pessoa.
É como se dentro do conceito de público-alvo vocês estivesse abrangendo um grupo, com perfil generalizado.
Sendo assim, dentro do conceito de persona, esse público ganha:
Nome, idade, profissão, bem como uma necessidade cuja a sua empresa é a solução. Ao passo que e a sua empresa vai entregar uma solução.
Pois você entende a “dor da persona” (termo usado no marketing digital para referenciar essa necessidade), ou seja, ele é mais do que um perfil generalizado, é uma pessoa que precisa de algo que só a sua empresa pode oferecer.
Dentro desse conceito pode elaborar estratégias que visam inovação e criatividade.