Volta às aulas: Como ajudar alunos a se acostumarem com máscaras

Os estudantes que retornem às aulas presenciais nas escolas deverão usar máscaras

Volta às aulas em meio à pandemia significa ter nas salas de aulas estudantes e professores com máscaras. Essa é uma das estratégias que compõem as medidas de segurança para conter a disseminação da Covid-19 nas escolas.

De modo geral, haverá muitas experiências desconhecidas: novas rotinas, horários e diretrizes. Para as crianças, então, será um mundo de mudanças, que podem ser bem desafiadoras e complicadas de seguir sem a ajuda dos adultos.

Afinal, as aulas presenciais demandarão a presença dos alunos durante muitas horas utilizando máscaras, algo que tende a ser incômodo até mesmo para os adultos, imagine para os pequenos.

Dessa forma, é importante que os pais e responsáveis comecem a treinar os filhos antes mesmo da previsão para retomar as aulas. Em alguns municípios do Brasil já foi divulgado que as escolas só reabrem em 2021. Mas em Manaus, por exemplo, as crianças já retornaram às escolas particulares fazendo o uso da máscara de tecido e do protetor facial de acrílico, tudo para evitar qualquer risco de contágio.

Mas essas medidas de proteção seriam eficazes mesmo para as crianças? Elas aguentariam ficar sem tocar nas máscaras por tanto tempo? Teriam a disciplina de, além disso, manter o distanciamento dos colegas?

E como fica a questão da ansiedade e da adequação emocional à nova realidade? Bom tudo isso precisa ser pensado para passar confiança às crianças, deixá-las mais tranquilas e cientes do momento delicado. Pais, professores e demais profissionais da educação vão precisar da responsabilidade dos alunos.

Estratégias para manter as crianças protegidas com as máscaras

Selecionamos algumas dicas para educadores, pais e demais responsáveis pelas crianças no volta às aulas repleto de restrições e cuidados. Confira:

1. Itens calmantes:

Uma dica é que pais deem uma sacola para que as crianças possam por objetos que possam funcionar como calmantes em momentos de ansiedade e estresse dentro de sala de aula.

Podem ser bilhetes escritos por elas mesmas ou pelos pais com palavras que transmitam paz. Pode ser uma cartela de adesivos, algumas balas, lápis coloridos, uma fotografia, enfim, algo que faça com que os pequenos se reconectem com um momento tranquilo e que eles conhecem bem. Ajuda eles a enfrentar momentos de pânico.

2. Novas rotinas:

Os professores devem ter o propósito de criar rotinas em sala de aula para aliviar qualquer constrangimento, desconforto, preocupação ou ansiedade que os alunos possam ter ao usar máscaras.

Muitos dos estudantes, principalmente os menores, ainda não estão acostumados a usar máscaras por muito tempo, portanto, rotinas e estruturas previsíveis podem ajudá-los a se sentirem calmos e prontos para aprender. As rotinas podem incluir coisas como desenhar ou registrar pensamentos no diário.

3. Conexões da escola com os pais:

Uma carta aos pais, descrevendo os procedimentos e rotinas da classe, aliviará a ansiedade e a dos filhos. Os professores também podem usar esta carta para convidar os pais a compartilhar as celebrações e os desafios que seus filhos enfrentaram nos últimos meses de quarentena.

Aqui estão algumas perguntas a serem feitas aos pais:
  • Quais são as duas ou três melhores maneiras de criar uma experiência positiva para seu filho durante a quarentena?
  • Por favor, compartilhe suas memórias favoritas do seu filho. O que o faz sorrir e rir?
  • O que a escola ou o professore pode fazer de útil para sua família?
  • Quais são as maneiras pelas quais eu poderia ajudar seu filho a se adaptar com o uso de máscaras nesse novo momento?
  • Há alguma mudança em casa que me ajude a saber? (Você pode enquadrar isso como uma pergunta de sim / não e dar aos pais a opção de explicar se assim o desejarem.)
  • Como podemos trabalhar juntos este ano? Há algo que você gostaria de ensinar ou compartilhar com nossa classe este ano?

4. Semanas temáticas

As primeiras semanas de escola após a pandemia serão difíceis para muitos educadores e alunos. Às vezes, redirecionar a atenção para longe de nossas máscaras pode ocorrer mais facilmente se focarmos em outra coisa.

Uma maneira de fazer isso é designar semanas temáticas com uma variedade de associações e conexões.

E então, o que acha dessas dicas para ajudar as crianças nessa fase tão complicada? 

 

Leia também outro artigo:

https://noticiasconcursos.com.br/dicas/atividades-ludicas-criancas/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.