4 formas de maximizar o tempo de estudo para concursos

Saiba o que fazer para ter mais produtividade ao estudar para se tornar servidor público

Aproveitar ao máximo o tempo no estudo para concursos é algo que muita gente quer, mas que poucos conseguem.

Entretanto, apostando em algumas estratégias é possível maximizar o tempo para aprender os conteúdos necessários.

Isso vale independentemente se você é um concurseiro iniciante ou experiente. Afinal, para receber a aprovação é preciso estudar  com foco de qualquer maneira. Desleixar não é uma opção viável.

Sendo assim, vale a pena conhecer dicas básicas, porém eficientes para estudar tudo o que precisa e passar no concurso. Selecionamos algumas, conheça!

Saiba onde quer chegar com seu estudo

Estudar para concurso sem uma meta significa, na maioria das vezes, estar fadado ao fracasso. Por isso, reflita sobre onde você quer chegar estudando. Qual a área com a qual se identifica, na qual se imagina trabalhando no futuro.

Tenha horário diário

Um cronograma de estudos é essencial para se organizar e maximizar o tempo. Ou seja, significa ter mais produtividade na preparação para concursos.

Coloque horários diários para estudar, assim como os nomes de todas as matérias, das mais prioritárias àquelas que você acha mais fáceis. Não deixe nenhuma de fora.

Concurseiros: Dicas para organizar o cronograma de estudos

Desligue o smartphone

A procrastinação atualmente acontece principalmente por conta do uso de smartphone repletos de aplicativos. Portanto, tente deixá-lo desligado ou pelo menos em outra sala. Assim você evita ficar conferindo suas notificações de redes sociais e mensagens em meio ao estudo.

Fragmente em tópicos

Concursos públicos geralmente demandam o estudo em muitas matérias. Além de ter máxima organização, deve-se separar os conteúdos em pequenas partes para fortalecer o seu aprendizado. Afinal, o cérebro não foca em um assunto grandioso por muito tempo. Então uma boa dica é dividi-lo em diversos dias, por exemplo, por capítulos ou assuntos.

Avise a todos que precisar estudar

Estudar em casa pode incorrer no risco de ser ‘atrapalhado’ por familiares ou outras pessoas que moram com você. Portanto, é bom estabelecer diálogo e explicar que você realmente precisa estudar, que passar os concursos não é uma meta fácil, assim como precisará da colaboração de todos.


E então, o que acha de por essas dicas em prática em seus estudos?

Veja mais uma dica para se dar bem na prova – Concursos: Técnicas para ‘estudar ensinando’ comprovadas cientificamente

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.