Saiba AQUI se vale a pena trocar um emprego CLT por PJ

Vale a pena trocar um emprego CLT por PJ? Saiba aqui.

Algumas pessoas podem até “torcer o nariz” quando encontram uma dúvida, mas existem algumas vantagens. Vale a pena trocar um emprego CLT por PJ? Saiba aqui.

Vantagens de ser PJ

A principal vantagem de ser PJ é ter uma remuneração mais alta ao ser comparado com um profissional que trabalha no regime CLT, isto é, com carteira assinada. Isso porque, para o PJ, a empresa tem condições de oferecer uma remuneração mais agressiva, devido a economia que irá fazer em relação aos tributos.

Flexibilidade de horários

A flexibilidade é outro benefício dos PJs. Além do salário mais atrativo, quem trabalha como PJ tem a vantagem de não ter de “bater ponto”. Mas quem presta serviço é importante ter em mente que tem de entregar o trabalho combinado com a empresa, não importa, exatamente, o horário que este trabalho será realizado.

O PJ não tem vínculo empregatício

Diferente de um funcionário com carteira com carteira assinada, O PJ é um prestador de serviços e, por isso, não possui vínculo empregatício com a empresa. Logo, não tem direito a benefícios como 13º salário, férias e seguro-desemprego. Em muitos casos, no entanto, a empresa negocia com o PJ e concede alguns benefícios.

Variações no salário

Pois é! Isso pode acontecer. Como não tem vínculo empregatício com as empresas que atende, o profissional PJ está mais vulnerável a riscos e incertezas, ou seja, pode ter variações no volume de trabalho e, consequentemente, no salário.

Sobre a aposentadoria

Vale lembrar que o empregado de carteira assinada tem o INSS descontado todo mês diretamente de seu salário bruto. Já o PJ precisa responsabilizar-se por recolher todos os tributos incidentes sobre a atividade exercida.

Veja também: Fui demitido durante a crise do coronavírus: o que fazer?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.