Resumo: O Romantismo como movimento artístico e literário!

Romantismo: movimento artístico e literário

O Romantismo foi um dos tantos movimentos artísticos e literários. Ele aconteceu tanto na Europa como também no Brasil.

Devido à sua extensão, o movimento aparece com grande frequência em provas, principalmente nos vestibulares paulistas e no ENEM.

Dessa maneira, o artigo de hoje vai trazer algumas das principais características do período para que você possa garantir um bom desempenho nas provas!

Romantismo: definição

Movimento artístico, estético e cultural, o romantismo foi um movimento revolucionários nos séculos XVIII e XIX. É marcado pela inauguração da modernidade no campo artístico. 

Romantismo: fases

O Romantismo pode ser divido em três grandes fases: 

  •  Sentimental: o grande nome dessa fase em território brasileiro é Álvares de Azevedo, autor que dialoga com sentimentos de forma exageradaevidenciando a morte e a loucura, e até mesmo uma fuga da realidade. 
  • Social: com foco na denuncia das mazelas sofridas pelo povo e representando a realidade social da época, um grande nome desse período é Victor Hugo, autor de Os Miseráveis. 
  • Nacionalista: em tom forte e nacionalista, as obras desse período exaltam a nação. No Brasil o movimento indianista tem grande impacto no romantismo nacionalista, nomes como Gonçalves Dias e José de Alencar são referências nessa tendência. 

 Romantismo: principais características 

Com peculiaridades de acordo com o país, o movimento apresenta alguns traços comuns que podem ser destacados em todo o movimento. No romantismo o indivíduo é visto como o centro, sendo o egocentrismo uma forte marca de suas obras. 

Com sentimentalismo exacerbado, nacionalismo, idealização da mulher e do amor e um tom depressivo, o romantismo é marcado por obras que destacam esses aspectos em todos os autores do movimento, principalmente com o discurso de fuga da realidade, da morte e dos sonhos. 

Romantismo: principais autores 

Entre os principais nomes do movimento destacam-se: Goethe, da Alemanha; Lord Byron, da Inglaterra; Camilo Castelo Branco, de Portugal; Victor Hugo, da França; e José de Alencar, no Brasil. 

Romantismo no Brasil

No Brasil, o Romantismo tem início em 1836 com a obra Suspiros Poéticos e Saudades, de Gonçalves de Magalhães. José de Alencar é referência do movimento brasileiro, com obras como Iracema e O Guarani, que retratam a sociedade brasileira, em ambientes urbanos, rurais e mitológicos. 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.