Resumo: O Barroco como movimento artístico e literário!

Barroco: movimento artístico e literário

O Barroco foi um dos tantos movimentos artísticos e literários. Ele aconteceu tanto na Europa como também no Brasil.

Devido à sua extensão, o movimento aparece com grande frequência em provas, principalmente nos vestibulares paulistas e no ENEM. O tópico pode estar envolvido em questões de história, de literatura ou até mesmo de artes.

Dessa maneira, o artigo de hoje vai trazer algumas das principais características do período e do movimento para que você possa garantir um bom desempenho nas provas!

 Barroco: definição e introdução

Estilo predominante da Europa do século XVII, o barroco estava presente em diversas manifestações artísticas e sociais, como a arquitetura, pintura, literatura e música. Desse modo, os costumes e valores sociais da época também foram chamados de barroco.

O surgimento ocorreu após o Renascentismo e foi marcado pela ostentação e extravagância dos nobres e grupos que se beneficiaram com a colonização dos continentes americano e africano.

O Barroco se desenvolveu com grande influência da Igreja Católica, surgindo como arte eclesiástica com o intuito de difundir a fé católica, em meio ao Concílio de Trento e as Inquisições pela Europa.

As principais características do movimento são a arte rebuscada e exagerada, valorização dos detalhes, dualismo, contradições, obscuridade, complexidade, sensualismo, cultismo e conceptismo.

O Barroco no mundo

O berço do Barroco é a Itália, mesmo lugar do Renascimento, diversos autores se destacaram e influenciaram outros artistas pelo mundo. Por lá, os grandes nomes foram Caravaggio, Bernini, Borromini e Andrea Pozzo.

Na Espanha, o movimento foi marcado como centro dos poetas, se destacando Quevedo, Gôngora, Cervantes, Lope de Vega, Calderón, Tirso de Molina, Gracián e Mateo Alemán, além de Diego Velázquez na pintura.

Em Portugal, o grande nome do Barroco foi Padre Antônio Vieira, mesmo ele tendo passado grande parte de sua vida na colônia portuguesa conhecida como Brasil. Sua principal obra é “Os Sermões”.

O Barroco no Brasil

Diferente do restante do mundo, o movimento chegou em solo brasileiro de maneira principal na arquitetura, pintura e escultura.

Em um primeiro momento se destaca o barroco baiano, que fazia suas obras de maneira suntuosa e pesada.

No século XVIII o movimento chegou em Minas Gerais, e teve como principal nome Aleijadinho. O artista construiu uma extensa produção espalhadas pelas Igrejas de cidades mineiras.

Enquanto isso, na literatura os principais nomes foram Bento Teixeira, Gregório de Matos, Manuel Botelho de Oliveira, Frei Vicente de Salvador e Frei Manuel de Santa Maria de Itaparica.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.