Provas: Como atingir bons resultados em 5 passos

Provas fazem parte da vida de qualquer estudante. Da infância à vida adulta, quem estuda precisará ser testado em algum momento. Até mesmo quem já atua no mercado de trabalho, quando se quer garantir uma posição a mais, precisa fazer uma avaliação muitas vezes.

Nesse sentido, já podemos perceber que não há como fugir das provas. Então a saída é encontrar maneiras de estudar melhor e trazer mais resultados. Que tal conhecer com a gente algumas dicas? Confira a seguir!

1. Comece a estudar fazendo anotações

O estudo para provas eficiente deve começar antes de saber a data da aplicação.

No caso de estudantes de ensino básico e faculdade, deve-se iniciar nas próprias aulas, acompanhando as explicações, fazendo as leituras e, claro, preparando boas anotações.

Já para quem é concurseiro, vai prestar vestibular ou ENEM e estiver estudando sem cursinho, pode ir criando seus resumos por conta própria.

De qualquer modo, não há dúvidas de que anotações vão lhe ajudar nos momentos em que for fazer provas. Mantenha elas organizadas por assunto e certifique-se de que sejam fáceis de ler e revisar.

Leia mais – 5 métodos eficazes para fazer anotações de estudo

2. Planeje seu tempo de estudo

Quando você se sentar para estudar, pense em quanto tempo deseja dedicar a cada tópico. Isso evitará que você fique sobrecarregado.

Se for segunda-feira e você tiver três provas na sexta-feira, calcule quanto tempo precisa para estudar até lá. Em seguida, descubra quanto tempo levará cada assunto. No caso de concursos, pode ser que você tenha alguns meses de estudos pela frente. Então, monte um cronograma considerando cada dia disponível até a aplicação da prova.

Lembre-se que a maioria das pessoas consegue se concentrar bem por cerca de 45 minutos. Depois disso, provavelmente vai querer fazer uma pequena pausa. Se você perceber que está se distraindo e pensando em outras coisas enquanto estuda, volte sua atenção.

3. Estude com base no tipo de prova

Múltipla escolha ou dissertativa? Qual será o tipo das questões da prova que irá fazer. Nos editais de concursos públicos geralmente está exposta essa informação, assim como nos de vestibulares.

Na escola ou faculdade é comum que os professores digam aos alunos com antecedência qual será o formato de um exame.

Isso pode ajudá-lo a definir como você estuda. Também vai ser ótimo para poder buscar questões de avaliações anteriores para se basear.

4. Resista à procrastinação

É tentador adiar os estudos até o último minuto (algo que é conhecido como procrastinação). Mas infelizmente isso vai levar você a obter péssimos resultados nas provas.

Se você é um procrastinador, uma das melhores maneiras de superar isso é mantendo-se organizado. Mantenha suas anotações em dia, fique por dentro das leituras necessárias e siga as outras dicas de estudo mencionadas anteriormente para manter o foco e o controle.

Leia também outro post que pode ajudar: 4 fatores que prejudicam o foco nos estudos

5. Inicie um grupo de estudo

Às vezes pode ser útil revisar as coisas com pessoas que estão estudando para a mesma prova: você pode ter certeza de que suas anotações estão corretas e que você está entendendo bem ou mal o assunto.

Entretanto, é essencial se reunir com pessoas realmente comprometidas com os estudos e que queiram bons resultados nas provas.

Com a pandemia é bacana apostar em apps como Google Meet e Zoom para estudar em grupo.

E então, será que você se dará bem nas próximas provas?

Leia outro artigo sobre o assunto para se preparar melhor: Método Robinson: Veja como segui-lo para estudar melhor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.