Principais tópicos de gramática para Concursos Públicos

Os assuntos de Língua Portuguesa estão sempre presentes em provas de Concursos Públicos e em vestibulares, desse modo, há diversos tópicos de gramática que são exigidos dos participantes.

Nesse sentido, apresentamos aqui uma lista resumida de quais são os assuntos principais da gramática do português cobrados em concursos, sejam de nível médio, técnico ou nível superior.

A gramática da língua é muito extensa, de modo que os estudantes concurseiros podem se assustar diante do conteúdo programático. Desse modo, cabe organizar o cronograma de estudos de maneira a contemplar os assuntos que foram diretamente cobrados nas avaliações de anos anteriores.

Nesse sentido, entre os tópicos de gramática mais exigidos figuram:

1. Acentuação gráfica

Apesar de não ser vista por muitos como parte da gramática, a acentuação gráfica pode ser um dos assuntos mais cobrados em concursos públicos entre os tópicos de gramática.

Nesse sentido, o emprego correto da crase se apresenta como fundamental para essas avaliações pois costuma ser cobrado de diversos modos e está intimamente ligado à regência.

2. Regência

Desse modo, a regência se faz muito presente nos concursos, contudo os candidatos costumam apresentar alto índice de erro nessas questões.

Nos concursos e vestibulares são cobradas a regência nominal e a regência verbal, o que direciona o estudante para um tópico ainda mais específico.

3. Verbos

O conhecimento sobre os verbos enquanto classe de palavras que desempenha função gramatical na oração serve não só para responder questões sobre regência verbal. Há uma série de questões que podem ser feitas em concursos tendo como ponto de partida os verbos, nesse sentido, é fundamental o estudo das suas classificações.

Além disso, o conhecimento das suas formas flexionadas em tempo, modo e aspecto, considerando pessoa do discurso e número são fundamentais para o bom desenvolvimento da prova de português.

4. Pronomes

Os pronomes, por sua vez, constituem outra classe de palavras de extrema relevância entre os tópicos de gramática cobrados em concursos. Isso se dá principalmente pela riqueza de detalhes na classificação dos pronomes no português.

5. Orações

O estudo das orações deve ser feito em associação aos verbos, contudo, apresenta especificidades, pois as orações podem ser feitas por coordenação ou subordinação.

Desse modo, cabe o estudo detalhado das orações coordenadas e subordinadas e seu detalhamento nas classificações.

6. Pontuação

A pontuação na língua portuguesa é indispensável para a escrita de textos, principalmente em consideração às normas gramaticais. Nesse sentido, saber pontuar corretamente e ler textos considerando sua pontuação adequadamente auxilia o participante a interpretar e escrever textos de modo coerente.

Gostou deste texto? Então deixe seu comentário.

Veja também Concursos Públicos: Entenda a importância dos simulados nos estudos.

https://noticiasconcursos.com.br/dicas/dicas-de-portugues-saiba-como-empregar-sinais-de-pontuacao/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.