Como praticar o pensamento crítico em 4 passos

Analisar questões de forma analítica é essencial para ser um estudante mais ativo e responsável. Conheça dicas!

Muito se fala sobre o poder do pensamento crítico para o desenvolvimento pessoal, assim como para o aprendizado aprofundado de praticamente tudo.

Pode levar algum tempo para praticá-lo e conquistá-lo, mas nunca é tarde para começar. Afinal, um mundo se abre quando se consegue analisar qualquer questão com senso analítico.

Selecionamos quatro passos para você trabalhar o seu pensamento crítico durante os estudos, criação de projetos, entre outros. Acompanhe!

Pergunte

Os pensadores críticos começam perguntando sobre o que quer que esteja diante deles. Eles consideram causa e efeito. Por que isso acontece? Se tomada essa decisão, o que acontece?

Eles entendem que toda ação tem uma consequência e pensam sobre todos os resultados possíveis das decisões antes de tomá-las. Fazer perguntas ajuda neste processo. Ou seja, fique curioso sobre tudo.

Busque informações

Depois de fazer todas as perguntas que puder sobre um determinado assunto (é útil anotá-las), busque informações que o ajudem a responder a essas perguntas. Faça pesquisas na internet em portais confiáveis.

Você pode trabalhar ativamente nisso também entrevistando pessoas, por exemplo. Pode-se produzir enquetes até mesmo por meio das redes sociais. Além disso, pergunte aos seus professores e colegas que sejam especialistas no assunto. Reúna informações e várias opiniões que você pode usar para tirar sua própria conclusão. Quanto maior a variedade, melhor para atingir o pensamento crítico.

Analise com a mente aberta

Você tem uma pilha de informações e agora é hora de analisá-las com a mente aberta. Consiste na parte mais desafiadora para quem deseja obter o senso crítico. Pode ser muito difícil reconhecer os vícios e filtros que acompanharam você em seu crescimento, no convívio com a família, etc.

Somos produtos de nossos ambientes, das maneiras como fomos tratados quando crianças, dos modelos que tivemos ao longo de nossas vidas, das oportunidades às quais dissemos sim ou não, da soma de todas as nossas experiências .

Por isso é essencial quebrar todos esses estigmas e deixar a mente livre para analisar criticamente. Questione tudo durante esta etapa. Você está sendo objetivo? Você está especulando? Presumindo alguma coisa? Este é o momento de examinar cada pensamento da forma mais pura possível. Você sabe que isso é absolutamente verdade? Quais são os fatos? Você considerou a situação de todos os pontos de vista diferentes?

Muitas vezes tiramos conclusões precipitadas que não são alcançadas por meio do pensamento crítico.

Comunique as soluções

Os pensadores críticos estão mais interessados em soluções do que em culpar, reclamar ou fofocar. Depois de chegar a uma conclusão por meio do pensamento crítico, é hora de comunicar e implementar uma solução, se for necessária.

É hora de compaixão e empatia. Nem todos os envolvidos terão pensado a situação de forma tão crítica quanto você. É sua função entender isso e apresentar soluções de uma forma que todos possam entender, caso seja esse o caso.

Por exemplo: em um projeto no qual você está trabalhando para ajudar uma família necessitada. Ou então em um trabalho da escola para melhorar a coleta de lixo. Enfim, depois de analisar, apresente os resultados.

E então, o que acha de praticar o pensamento crítico agora mesmo em seus estudos?

Leia também – 5 dicas baseadas na psicologia para se concentrar nos estudos

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.