5 ideias criativas de como usar redes sociais para estudar

As redes sociais têm grande capacidade de funcionar como ferramentas de aprendizagem, mas isso se usadas corretamente.

Ao integrar atividades de mídia social com estudo tradicional é possível ficar mais engajado na resolução de problemas e absorção de conhecimentos.

Segundo alguns especialistas, alunos expostos a aprendizados em ambientes que estão acostumados, desenvolvam habilidades cognitivas e pensamento crítico.

Veja 5 dicas que podem funcionar para motivar os estudos e aprender ao mesmo tempo.

1. Facebook

Facebook é uma ótima rede social para engajamento de grupos de estudo. A conexão nela simplificará os esforços de colaboração para projetos futuros. Pode ser utilizada para trocar ideias, criar esboços de projetos, haver colaborações e compartilhamento de arquivos. Essa interação é benéfica para muitos estudantes.

2. LinkedIn

Uma conta no LinkedIn pode ser extremamente vantajoso para estudantes em fase de reconhecimento profissional. Ou então que estejam aprendendo sobre determinadas áreas de atuação, da ciência, do conhecimento de modo geral.

Por exemplo, uma aula de tecnologia da computação poderia ficar mais interativas se você se conectar com profissionais de TI. Pode ser bacana conversar com esses especialistas, fazer um bom networking.

3. Twitter

O Twitter é uma das redes sociais mais usadas no mundo todo. Pode ser ideal para estudar atualidades, pois as notícias tendem a ser divulgadas ali muito mais rápido do que nos próprios veículos de imprensa. Mas é sempre importante checar as informações e eliminar as fake news. Ou seja, no Twitter trabalha-se bastante a habilidade de investigação e absorve-se bastante conteúdo.

4. Blogs

Blogs são essenciais na vida de qualquer estudante atual. Manter um blog ativo é um exercício multifacetado para o desenvolvimento de habilidades. Agrega ao networking, à pesquisa, redação, resolução de problemas, pensamento crítico e muito mais.

5. Youtube / Instagram

Conduzir entrevistas nas redes sociais usando videoconferência ou então compartilhar vídeos explicando algo que se está aprendendo / estudando é algo muito eficaz. É uma das soluções eficientes da metodologia ativa.

E então, acredita que as dicas podem ajudar em seus estudos, no aprendizado de grupos e na motivação de alunos?

Conheça também outro artigo interessante:

https://noticiasconcursos.com.br/dicas/estudos-10-aplicativos-que-todo-estudante-deveria-conhecer/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.