Músicas para estudar: 10 dicas para selecionar as melhores

Dizem que para estudar é necessário um ambiente tranquilo e sem músicas e outras distrações. Talvez isso funcione para você. No entanto, para alguns, estudar em um ambiente silencioso pode não ser tão eficaz.

Este ‘ambiente quieto’ pode fazer você acabar lutando contra o tédio e dormindo em sua mesa de estudos! É por isso que é bacana saber escolher a música certa para estudar .

Embora alguns estudos digam que ouvir música enquanto você estuda não é bom, para muitas pessoas isso é vital. Além disso, há muitas outras pesquisas que indicam que fazer isso eleva o humor e motiva a estudar por mais tempo.

O verdadeiro desafio é selecionar a música certa para estudar. O tipo errado certamente pode te distrair!

Dica 1

A música clássica é pacífica e harmoniosa, tornando-se uma das melhores opções para ouvir durante os estudos.

Dica 2

Algumas pesquisas indicam que há evidências de que ouvir o compositor Mozart melhora o desempenho mental. Eles o chamam de “Efeito Mozart”.

Dica 3

Ouça música instrumental ambiente. Esse estilo é mais moderno do que clássico e tem um efeito semelhante. Trilhas sonoras dos filmes são exemplos disso, assim como Jazz.

Dica 4

Ouça sons da natureza, como chuva, ondas, selvas ou animais enquanto estuda. Embora não seja exatamente música, é relaxante e você vai se sentir mais concentrado.

Dica 5

Você está estudando, não em uma rave! Ouça sua música de estudo em um volume moderado. Quanto mais baixo, melhor. Músicas muito altas costumam distrair. Seu objetivo principal é estudar, portanto, mantenha sua música em segundo plano. Quando terminar, aumente o som, sem problemas.

Dica 6

Crie uma lista de reprodução com todas as suas músicas favoritas com antecedência para evitar ter que procurar por novos títulos a cada 5 minutos. Isso poupará seu tempo, permitirá que você planeje a duração da sua sessão de estudo e ajudará no seu nível de concentração enquanto estuda.

Dica 7

Não ouça música no rádio ou podcast durante os estudos. O diálogo dos apresentadores e dos anúncios irá distraí-lo. Nesse mesmo sentido, caso queira ouvir músicas sem serem instrumentais, procure aquelas que sejam de um idioma que você não conhece.

Dica 8

Faça playlists que duram de 40 a 50 minutos. Quando a lista de reprodução terminar, isso funcionará como um lembrete para fazer uma pequena pausa nos estudos.

Dica 9

Ouça música calma antes de ir para a cama ou antes de uma prova, por exemplo. Isso o fará se sentir relaxado e o colocará no estado de espírito da avaliação.

Dica 10

Embora seja importante escolher a melhor música para estudar enquanto estuda, você deve evitar perder horas selecionando uma playlist.

Afinal, o que importa não é escolher a melhor canção / melodia do mundo, mas que seu estudo seja produtivo

E então, curtiu as dicas?

Leia outro artigo interessante para ajudar em seus estudos:

flashcards cartões de revisão

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.