Como se motivar e não procrastinar perto das provas

Selecionamos algumas dicas práticas para você ficar mais motivado nas últimas semanas antes do vestibular ou concurso

Quando as provas vão se aproximando surge um mix de sentimentos. Ansiedade e estresse são alguns deles. Em meio a isso, a vontade de procrastinar aumenta, pois fica bem difícil de se concentrar nos estudos.

Acontece isso com você. Bom, para te consolar um pouco, saiba que você não é o único. De acordo com um estudo da área de psicologia da Universidade de Chicago, cerca de 20% das pessoas são procrastinadoras crônicas.

Ou seja, muita gente adia as coisas até o último minuto. Entretanto, as últimas semanas antes da prova são decisivas para fazer boas revisões de estudo. Dessa forma, não vale apena procrastinar.

Claro que esse tempo não é recomendado para grandes aprendizados. Afinal, presume-se que você tem estudado por meses todas as matérias necessárias, não é mesmo? O período que precede a prova de concurso ou então vestibular, por exemplo, deve se destinar a rever conteúdos, responder bastante questões, fazer simulados, etc.

Selecionamos algumas dicas práticas para você ficar mais motivado nesses últimos instantes 🙂

Crie um plano e cumpra-o

Divida sua revisão em partes simples e gerenciáveis. Se não existir um plano, pode pensar demais nas tarefas e torná-las muito maiores do que realmente são.

Ao fazer um cronograma, fica mais fácil de visualizar o que precisa rever, se falta algo para reforçar, questões para responder, entre outros quesitos do estudo.

Dica de revisão! Não se esqueça de usar cores, pois elas têm um efeito significativo em nossas habilidades de memória.

Estudo inteligente para as provas

Pessoas diferentes aprendem de maneiras diferentes e, se você ainda não estabeleceu seu estilo de aprendizagem, pode experimentar os vários estilos para descobrir o que o torna um aluno mais eficiente.

O modelo de aprendizagem mais comumente recomendado, de acordo com especialistas, é o de Neil Fleming (1978), que se divide assim:

  • Estilo de aprendizagem visual – você prefere aprender lendo e olhando imagens e mapas. Práticas recomendadas: use recursos visuais e muitas cores ao aprender.
  • Estilo de aprendizagem auditiva – você prefere aprender ouvindo e falando. Práticas recomendadas: Ouça podcasts, baixe livros de áudio e leia em voz alta quando estiver sozinho.
  • Estilo de aprendizagem cinestésica – você prefere aprender fazendo, em vez de olhar para a teoria. Melhores práticas: não se limite à sala de aula. Inclua atividade física em seu estudo.
  • Estilo de aprendizagem de leitura / escrita – você pode preferir aprender lendo e depois praticando. Melhores práticas: anote o que você aprendeu com a leitura e explique suas descobertas em voz alta.

Sistema de recompensas

Não adianta ser muito duro consigo mesmo, ou você simplesmente vai adiar da próxima vez. Você fez seu plano e merece uma recompensa por cumpri-lo. O simples reforço positivo pode fazer maravilhas com a sua motivação em relação ao estudo, assim como às provas.

Como usar o sistema de recompensa para estudar com eficiência

Pensamento no futuro depois das provas

Acima de tudo, pense em como você se sentirá bem quando terminar. Guarde isso em sua mente para que, quando se sentir um pouco cansado, tenha seu objetivo em vista.

Se qualquer coisa, apenas preencha o espaço vazio na página e você logo entrará no fluxo da escrita. Às vezes, apenas começar é tudo de que você precisa!


E então, como está a sua preparação para as provas?

Não deixe de ler também outro artigo para te ajudar: Como vencer o estresse antes das provas em 10 passos

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.