História: Características do Salazarismo em Portugal

O Salazarismo foi um regime ditatorial em Portugal que teve como líder Antônio de Oliveira Salazar. O ditador tornou-se primeiro Ministro de Portugal em 1932, e ficou 41 anos no poder.

Durante o regime, Salazar realizou ações na economia portuguesa, criando impostos e diminuindo custos do governo, dessa forma, conseguiu equilibrar as contas e reduzir o déficit governamental. 

Essas medidas fizeram Salazar adquirir influência, poder e popularidade. Além do mais, ele conseguiu superar as forças que os militares possuíam até aquele momento. 

A saber, regimes ditatoriais aparecem em diversas provas de vestibulares, assim como no ENEM, por isso vale a pena ficar ligado, acompanhe o post!

Salazarismo e a nova Constituição

A ditadura de Salazar teve como uma de suas prioridades a implantação de uma nova Constituição em Portugal. Desse modo, em 1933, chega ao fim a Ditadura Militar e inicia-se a Ditadura Salazarista.  

A medida foi tomada visando a mudança dos poderes políticos portugueses que de fato aconteceu. Uma das medidas quase que realizadas de imediato foi a perda da liberdade de expressão. 

Por conseguinte, perdeu-se o direito à greve, além do controle da ação de alguns órgãos de poder, como por exemplo a Assembleia Nacional. 

Desse modo, o poder do presidente passou a ser simbólico, visto que todo poder estava nas mãos do Primeiro Ministro Salazar. 

Características da ditadura

A ditadura salazarista, teve como principais características:

  • Idolatria a figura do líder
  • Unipartidarismo, somente a União Nacional do governo, era um partido legal
  • Forte repressão
  • Censura aos meios de comunicação
  • Nacionalismo acentuado
  • Criação da organização Mocidade Portuguesa em 1936, que visava a orientação de crianças e jovens sobre os valores patrióticos e nacionalistas do Estado Novo
  • Defesa acentuada dos valores morais e tradicionais 
  • Política corporativista, retirando o poder reivindicatório dos trabalhadores 
  • Publicação do Ato Colonial
  • Política econômica protecionista, visando a diminuição das importações e o investimento na produção e na construção de obras públicas no próprio país.

Por fim, a ditadura de Salazar foi uma das mais longas do século XX, guiada pelos modelos fascistas. Foi um período de muita censura, repressão e autoritarismo por conta do Salazarismo. A ditadura Salazarista chegou ao fim em 1974, por conta da Revolução dos Cravos e uma enorme manifestação militar. 

E então, gostou de conhecer mais sobre esse tenso período de Portugal? Estude sobre ele, pois costuma cair em provas de vestibulares e no Enem!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.