4 fatores que prejudicam o foco nos estudos

Concentração e foco são características que podem ser desenvolvidas com exercícios regulares para se fortalecer

Em um mundo cheio de distrações, não é incomum que os estudantes tenham problemas para manter o foco. Isso ocorre dos mais novos aos já mais experientes, pode ficar tranquilo se acontece com você.

Concentração e foco são características que podem ser desenvolvidas com exercícios regulares para se fortalecer. Algumas pessoas podem ser naturalmente mais eficientes nessa área do que outros, mas todos podem aprender estratégias que ajudarão a melhorar sua capacidade de focar na hora dos estudos.

Selecionamos 4 fatores que podem impedir você de ter mais foco para aprender conteúdos.

Ansiedade ou estresse

Quando os estudantes executam várias tarefas concomitantemente ou se concentram em muitas coisas ao mesmo tempo, podem ser acometidos por estresse ou ansiedade.

Isso pode parecer normal no atual momento que vivemos, mas em longo prazo se torna um problemão. Afinal, à medida que o estresse aumenta, a capacidade de se concentrar se torna muito mais difícil.

Foco total: 5 dicas para potencializar sua concentração nos estudos

Maus hábitos alimentares

Por incrível que pareça, a alimentação pode ter um grande impacto em sua capacidade de se concentrar. Comer fast-food várias vezes durante a semana em vez de pratos equilibrados são erros cometidos, não só pelas crianças e os adolescentes estudantes, mas pelos adultos também.

Manter uma dieta balanceada na maior parte do tempo é essencial para que o cérebro mantenha a sua habilidade de concentração e de motivação para aprender.

Pular atividades físicas também resultam em baixa energia para realizar as tarefas, sobretudo ligadas aos estudos.

Distrações externas

Mensagens de celular, redes sociais, áreas de trabalho bagunçadas e estudo em grupo podem ser algumas das distrações para os estudantes de todos os níveis.

Algumas pessoas têm mais dificuldade do que outras na hora de eliminar essas distrações, mas é bom começar aos poucos até se acostumar com uma rotina mais concentrada.

Leia um post nosso sobre aplicativos para otimizar o tempo e estudar mais

Tédio ou falta de desafio

Esse pode atingir mais crianças e adolescentes, até mesmo aquelas que estão em aulas a distância por conta do coronavírus.

Para alguns alunos, o que está sendo ensinado não é desafiador o suficiente para mantê-los envolvidos. Isso pode resultar em perda de interesse e eles podem parar de prestar atenção.

E então, você ou seu filho tem passado por alguma dessas situações? Solucione esses problemas para ver se o foco nos estudos melhora e depois conte para a gente!

Leia também:

https://noticiasconcursos.com.br/dicas/conciliar-estudos-trabalho-familia/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.