Como resolver provas em menos tempo? Confira 5 dicas!

Conseguir resolver a prova dentro do tempo estipulado em concursos públicos, vestibulares e mesmo no Enem é um dos maiores desafios para muitos estudantes.

Extrapolar o tempo concedido para a resolução das provas é muito prejudicial para a nota final, pois o participante acaba tendo que chutar respostas sem sequer ler as questões ou mesmo deixar parte do gabarito em branco. Um grande problema, não é?

Por esse motivo, separamos 5 dicas infalíveis de como resolver provas em menos tempo. Confira!

Calcule o tempo médio

Um passo indispensável para responder a prova no tempo adequado é calculando o tempo médio do qual você dispõe considerando o número de questões. Para isso, basta conferir o tempo da prova no edital e dividi-lo pelo número de questões, assim, você saberá o quanto pode se demorar para responder cada questão.

Reserve tempo para o cartão de respostas

Além disso, é necessário reservar um tempo para marcar o cartão de respostas. Ter pelo menos meia hora disponível para marcar as alternativas no gabarito é fundamental para evitar confusões. Assim, além de calcular o tempo de resolução para cada questão, considere também o tempo para passar as respostas ao gabarito.

Treine com antecedência

Outra dica ótima para resolver provas em menos tempo é realizar simulados em seus estudos, considerando o número de horas do qual você disporá na prova. Com o treino a partir simulados, você se acostumará mais facilmente a não extrapolar o tempo de resolução das provas.

Evite a calculadora durante os estudos

Um dos maiores erros dos estudantes quanto ao tempo na prova de exatas reside no fato de muitos utilizarem a calculadora para responder questões durante os estudos. Com a calculadora, o vestibulando ou concurseiro se desacostuma a calcular mentalmente e, na prova, demora mais tempo para resolver questões de exatas por não dispor da calculadora.

Nesse sentido, recomendamos evitar a calculadora para treinar a mente com a finalidade de realizar cálculos mais rapidamente.

Não se demore em questões cujos assuntos não sabe

Por fim, é imprescindível reconhecer quando uma questão é de difícil resolução para você ou reconhecer que não tem propriedade no assunto exigido em determinada questão. Assim, você poderá evitar perder tempo tentando resolver uma questão em vão. A recomendação é a de que você pule esse tipo de questão e retorne a elas quando já tiver resolvido as questões cujos assuntos você domina.

E aí? Gostou das nossas dicas? Então deixe seu comentário!

Confira Estudos: 5 dicas para estudar melhor de acordo com a ciência.
Veja também Concursos Públicos: Saiba o que é analisado na fase de investigação social.

https://noticiasconcursos.com.br/dicas/dicas-como-manter-o-foco-nos-estudos-durante-a-quarentena/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.