Estudar ouvindo música ajuda ou atrapalha? Confira

Muitos defendem que estudar ouvindo música ajuda a concentração e melhora o aprendizado. Assim, é comum encontrar playlists de músicas para ouvir durante o momento de estudo ou de trabalho. 

De fato, há muitas pessoas que gostam de estudar ouvindo música, outras nem tanto. Mas o que a ciência diz sobre isso nos apresenta outros cenários.

O que dizem as pesquisas?

De acordo com um estudo da organização britânica Mindlab, que tem como foco pesquisas referentes ao impacto da comunicação no nosso cérebro, determinados tipos de música ajudam a memorização e a assimilação dos conteúdos. No entanto, a pesquisa aponta que escutar músicas em um idioma que não compreende pode prejudicar a concentração.

Por outro lado, um estudo feito na Universidade do País de Gales testou o desempenho de estudantes sob o efeito de cinco ambientes distintos. Desse modo, foram analisados os seguintes ambientes sonoros: 

  • com sons variados (como uma conversa paralela);
  • com sons repetitivos (simulando sons ambientes: chuva, ar-condicionado ou o barulho da construção);
  • totalmente silencioso;
  • com música que os alunos gostam;
  • com música que os alunos não gostam.

Assim, o estudo apontou que aqueles que estudaram em ambientes com música e sons variados apresentaram desempenho menor do que aqueles que ficaram em ambientes silenciosos ou com sons repetitivos. Ou seja, de acordo com essa pesquisa, o barulho, seja de uma música boa ou seja da construção do vizinho, pode atrapalhar o foco nos estudos.

Já uma pesquisa da Universidade de Caen (França) indicou que alunos que realizaram estudo de matemática ouvindo música clássica tiveram desempenho melhor do que aqueles que estudaram em silêncio. Assim, a retenção e o aumento de concentração dos que ouviram música clássica foi cerca de 12% maior em comparação aos demais.

Nesse sentido, as pesquisas apontam diferentes resultados em contextos distintos. Desse modo, em alguns contextos a música pode ajudar nos estudos e o tipo de música também tem o seu efeito.

A melhor alternativa, então, é que cada estudante analise a sua concentração nos estudos enquanto ouve música. Assim, será possível perceber qual tipo de música ajuda a manter o foco e se essa é a melhor opção para o aprendizado.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui seu comentário!

Clique aqui para ver mais sobre a área de educação.
Veja também 5 dicas do que fazer antes da sua prova.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.