Dicas para uma interpretação de texto eficiente

A interpretação de texto costuma estar presente em diversos exames. Parte não só das provas de português, é um tópico crucial para obter bons resultados em concursos e vestibulares. No entanto, muitos fatores podem acabar causando uma interpretação não tão boa dos textos, de modo que o candidato tem sua resposta comprometida.

Para conseguir desenvolver a habilidade de ler, compreender e interpretar textos de uma forma boa o suficiente para mandar bem nos exames é preciso criar o hábito da leitura no dia a dia. No entanto, o brasileiro, segundo as pesquisas, leem pouco.

Desse modo, é possível que haja alguns desvios de leitura mesmo com textos mais curtos, como os que caem nas provas. Por isso, apresentamos aqui algumas dicas para evitar esses desvios e conseguir fazer uma interpretação de texto eficiente. Confira!

1. Leia e releia

Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que para compreender e interpretar bem um texto, uma leitura rasa não é suficiente. Então, mesmo que o faça rapidamente, após uma leitura superficial para identificar o assunto e o teor do texto, faça uma breve releitura. A partir da segunda leitura você já poderá identificar as palavras-chave e saberá o que buscar para o que se pede no enunciado.

2. Tenha cuidado com generalizações

É comum que, por falta de atenção, muitos estudantes acabem tendo problemas com generalizações. Assim, uma alternativa pode trazer que “todas as medidas foram tomadas pelo Estado” e você considerá-la correta, enquanto o texto traz que “a maioria das medidas partiram do Estado”, por exemplo. Evite esses erros por falta de atenção. Para isso, ao responder uma questão de interpretação tenha muito cuidado com as informações que constam no texto.

3. Busque um olhar imparcial na leitura

Por fim, lembre-se de que as provas geralmente pedem que você interprete o texto tal como está na prova, não a partir de sua perspectiva pessoal. Então, não deixe o que você pensa sobre o assunto direcionar a sua leitura ou a alternativa para a resposta. Leia tendo em mente o perfil do autor, caso o conheça, e o contexto histórico e social no qual o texto foi escrito.

E aí? Gostou das nossas dicas? Então deixe o seu comentário!

Clique aqui para ver mais dicas. 
Leia ainda O que fazer se “der um branco” na prova? Confira 3 dicas!
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.