Dicas: Melhore suas chances de conseguir emprego na quarentena

Os tempos estão difíceis e conseguir emprego está cada vez mais complicado. Com a pandemia muitas pessoas perderam seus empregos, somando-se aos demais desempregados.

Com a economia estagnada, empresas precisaram rever o seu quadro de funcionários, readaptando-o ao contexto de crise sanitária e econômica em que estamos inseridos. Nesse sentido, muitas empresas optaram por demissões, principalmente as pequenas empresas que trabalhavam diretamente com o público.

Se você é uma das pessoas afetadas por esse contexto ou está desempregado há mais tempo, essas dicas podem ajudar a melhorar suas chances de conseguir um emprego mesmo em tempos de pandemia.

Dicas

1. Aposte  em perfis profissionais on-line

Conseguir emprego nesse momento requer inteligencia para divulgar seu perfil profissional. Desse modo, o currículo tradicional pode não ser a melhor opção.

Recomendamos, então,  apostar em perfis profissionais nas redes sociais que mais se relacionem com o tipo de vaga que você busca. Criar um perfil em sites com apelo mais profissional como o LinkedIn, por exemplo, é uma ótima maneira de divulgar seus serviços.

2. Considere os trabalhos com vínculo temporário

O momento é de incerteza, logo, não deixe passar uma oportunidade de emprego, mesmo que temporária. Talvez haja a possibilidade do empregador manter sua vaga se ficar satisfeito com o seu serviço.

Não tenha receio de iniciar trabalhos com freelancer, pensar numa realocação provisória pode melhorar suas chances de reingressar no mercado de trabalho. Nesse caso, recomendamos que você busque em seu currículo aspectos que enriqueçam seu currículo freelancer, como o domínio de uma língua estrangeira, por exemplo.

3. Aposte em cursos on-line

Se você não tem informações atualizadas em seu currículo, recomendamos a realização de cursos on-line. Há muitas opções de cursos EaD gratuitos que podem melhorar seu perfil profissional e aumentar suas chances.

4. Entenda a atual demanda do mercado

Os cursos on-line podem ser uma ótima forma de buscar qualificação para empregos cujo número de vagas aumentou. Nesse sentido, nossa dica aqui é que você busque se inserir na demanda atual do mercado.

Enquanto algumas áreas sofreram corte, outras estão precisando de mais profissionais, como a área da saúde, de serviços de entrega, de suporte on-line ou atendimento ao cliente (telemarketing). Muitas empresas estão contratando profissionais qualificados para atuar em homework, com o desenvolvimento de sites, maketing para redes sociais, entre outros.

Analise e decida quais são as opções mais adequadas a você.

5. Esteja preparado para entrevistas por vídeo-conferência

A realidade é outra, é possível que você seja chamado para realizar uma entrevista on-line, logo, é bom estar preparado.

Não esqueça de usar vestuário adequado ao contexto de trabalho. Além disso, preocupe-se com o ambiente que aparecerá para seu possível empregador. Dê preferência a locais arejados, claros e silenciosos. Assim, você mostrará que está pronto também para o homework, quando for o caso.

Gostou das dicas?
Veja também como preparar um bom currículo aqui.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.