Dicas de Português: A estrutura da frase verbal

As frases da língua portuguesa podem ser verbais ou nominais. Isso depende, então, da presença de um verbo da frase, o que muda a sua organização.

Nesse sentido, as frases que possuem verbos se estruturam a partir de dois elementos: o sujeito e o predicado. O sujeito é o termo que controla a concordância verbal, ou seja, o verbo concorda com o sujeito em número e pessoa.

O predicado, por sua vez, pode ser definido como o termo da oração que se refere diretamente ao sujeito. Ou seja, é tudo aquilo que se declara sobre o sujeito em uma oração, apresentando informação sobre este. Nas frases com verbos, o predicado é verbal. O predicado pode ser nominal ou verbal, assim, nas frases com verbos, o predicado é verbal.

Veja, por exemplo:

Marieta Severo é uma das melhores atrizes de sua geração.

Na frase acima, o termo em negrito (Marieta Severo) é o sujeito e todo o resto da frase (é uma das melhores atrizes de sua geração) é o predicado, ou seja, tudo o que é dito após o sujeito e sobre o sujeito.

É assim que se estrutura normalmente uma frase verbal da língua portuguesa. Contudo, os elementos que compõe o predicado podem apresentar variações de acordo com as exigências da transitividade verbal. Assim, o predicado pode conter, por exemplo, objetivo direto, objeto indireto, complementos e/ou adjuntos.

Além disso, apesar da frase ser composta de sujeito e predicado, nem sempre esses elementos estão presentes na frase no nível fonético, mas são subentendidos de forma implícita.

— O que vocês fizeram com a mesa? 

— Vendemos.

Observe que na segunda frase do diálogo, aparece apenas o verbo, contudo, o sujeito nós está implícito, bem como parte do predicado: Nós vendemos a mesa.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui seu comentário!

Clique aqui para ver mais sobre a área de educação.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.