Dicas de estudo: Como tornar o aprendizado mais eficaz?

Muitos estudantes, mesmo se dedicando muito, não alcançam bons resultados. Isso pode ocorrer por diversos motivos e estudar por conta própria, como fazem muitos vestibulandos ou concurseiros, não é nada fácil! Por esse motivo, separamos algumas dicas de como tornar o aprendizado mais eficaz.

Tudo o que quer o estudante que está se preparando para o vestibular, Enem ou algum concurso é otimizar o tempo de estudo na reta final e tornar o processo de aprendizagem mais eficaz.

Com as dicas que apresentaremos abaixo, você irá otimizar e potencializar seus estudos. Confira!

Planejamento

Uma das principais bases para um aprendizado eficaz é o planejamento. Não é à toa que, em cursinhos, escolas e universidades, os educadores dedicam boa parte do seu tempo de trabalho ao planejamento dos cursos e disciplinas.

Então, não esqueça de criar um plano de estudos e dividir as disciplinas nos dias da semana em um cronograma de assuntos. Seguir este planejamento de forma adequada certamente fará com que seus estudos tragam excelentes resultados.

Técnicas de estudo

Abuse dos métodos de estudo! Em cursos formais, na sala de aula, as metodologias empregadas não costumam mudar muito. Mas, no estudo solo, você pode recorrer a distintas técnicas no processo de aprendizagem.

Há diversos métodos de estudo com eficácia comprovada, podemos citar os fichamentos, os mapas mentais e a técnica Pomodoro, entre outros. Vale a pena fazer uma pesquisa para saber como funciona cada um desses métodos e experimentá-los para analisar qual deles traz maiores resultados para você.

Cuidado com as interrupções

Aquela olhadinha na mensagem que chegou no WhatsApp ou a rápida conferida no Instagram, por exemplo, podem parecer inofensivas no momento do estudo. Contudo, qualquer tipo de interrupção prejudica e muito no seu ritmo de estudo e, consequentemente, afeta de forma negativa o seu aprendizado.

Desse modo, recomendamos evitar o uso do celular no horário reservado aos estudos, há aplicativos, como o Forest, que ajudam você a manter o foco durante os estudos. Além disso, é bom evitar interrupções por parte da família também. Então, busque o local mais silencioso e iluminado da casa para estudar, e converse com seus familiares para que eles respeitem seu momento de estudo.

Ao seguir as dicas acima, você verá que seus resultados serão muito melhores!

Gostou deste texto? Então deixe seu comentário!

Confira mais dicas de estudo aqui.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.