Concursos Públicos: Como arranjar tempo para os estudos

Fazer uma concurso público concorrido envolve estudar bastante. Mas, para aqueles que trabalham ou estudam, ter um tempo a mais para se dedicar a isso pode ser um desafio. Nesse caso, mudar alguns hábitos na rotina pode ser bastante eficiente.

Em primeiro lugar, é preciso estabelecer prioridades. Se você tem muitas demandas é normal que não consiga dar conta de todas ao mesmo tempo. Por isso, defina o que é mais urgente.

Nesse sentido, reveja o quanto do seu dia passa vendo séries, jogando ou navegando em redes sociais e avalie qual entretenimento pode ser cortado. Saiba que renunciar a essas coisas é uma necessidade temporária. Além disso, fuja da procrastinação. Não adie seus afazeres. Foque nos objetivos que estabeleceu.

Crie um cronograma com as disciplinas que precisa estudar e determine quantas horas do dia vai dedicar a cada uma delas pode ajudá-lo com essa tarefa. Comece com poucas horas, talvez apenas 30 minutos. Ao longo dos dias, vá aumentando esse tempo até achar que está num ritmo adequado ao seu aprendizado.

Outra dica é estar atento ao seu sono. Se você é do tipo que gosta de dormir até mais tarde, talvez seja o momento de reduzir algumas horas de sono. Acordar mais cedo é uma estratégia para manter bons índices de produtividade. Além disso, manter as 8 horas de sono regulares por noite é fundamental para a saúde.

Elimine distrações. Escolha um ambiente de estudo silencioso, longe de celulares e televisores. Se possível, converse com as pessoas que moram com você e as informe que, por algum tempo, você não pode sofrer interrupções. 

Algumas pessoas aproveitam o horário de deslocamento pro trabalho ou pra universidade para colocar leituras e conteúdos em dia. É comum perder boas horas do dias no trânsito, então aproveite esse momento.

Por fim, lembre que você não precisa se isolar do mundo só porque está se preparando para uma prova. Mas leve em consideração os convites que recebe e avalie quais são de fato irrecusáveis.

E aí? Gostou das dicas para melhorar seu tempo de estudo? Então deixe o seu comentário!

Clique aqui para ver mais dicas.
Leia também CNE pode aprovar ensino remoto até dezembro de 2021.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.