Concurso público: Dicas para gabaritar questões de interpretação de texto

Saiba como interpretar textos de forma eficiente nos próximos concursos e conseguir resultados ótimos!

Questões de interpretação de texto estão presentes em praticamente todas as provas de concursos públicos. Elas podem fazer parte da parte de português, legislação ou até mesmo em questões de matemática e específicas de cada área.

Acontece que qualquer questão possui um enunciado em forma de texto. Sendo assim, não há como fugir nem da compreensão e nem da interpretação em si.

Como a aprovação em concursos demanda um esforço intenso, na hora da avaliação é preciso estar em dia com todos os estudos possíveis, aplicando métodos para acertar o maior número de perguntas possível. Confira dicas de interpretação de texto!

1 – Comece lendo as alternativas

Sim, deixe o enunciado de lado em um primeiro momento, leia somente o título da questão e vá diretamente para as alternativas.

Com sua caneta ou um lápis, grife a ideia central de cada alternativa.

2 – Leia o texto que está no enunciado

Mantendo a calma, leia o texto inteiro uma vez, sem precisar anotar nada. Somente absorva o conteúdo, independente do nível de dificuldade.

Leia uma segunda vez, buscando ativar a sua compreensão total acerca do que o texto diz. Mas dessa vez, procure sublinhar as ideias centrais de cada parágrafo, assim como você fez como as alternativas de tal questão de interpretação de texto.

Outras dicas para melhorar a interpretação de textos para concursos e vestibulares

3 – Elimine as alternativas incorretas

Após duas leituras da prova de seu concurso, você consegue ter uma noção de quais são as alternativas que estão erradas. Elimine-as para ter mais claramente as opções reais para a sua resposta.

Tem dúvida sobre alguma alternativa? Então coloque um ponto de interrogação para identificá-la.

4 – Compare as alternativas restantes com o texto

Sobraram algumas alternativas, as quais podem estar certas dentro do que você leu no texto.

Então, o próximo passo agora é compará-las com o que está escrito no enunciado, realizando a interpretação do texto, de fato.

Há informações que estarão explícitas no texto, garantindo que você responda com mais facilidade. E há outras ideias que ficam implícitas, ou seja, você precisará enxergar nuances que tenham a ver com alguma das alternativas.

Cuidado: Durante a interpretação de texto, pode ocorrer o que chamamos de ‘extrapolação’. Isso consiste em você confundir a interpretação com a sua opinião. Por exemplo, sobre a redução da maioridade penal. Tente responder seguindo o que o texto indica, e não misturando com o que você acha do assunto!

Leia também: Concurso público: Como escolher a carreira certa?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.