Como mandar bem nas provas de inglês em concursos públicos

O Inglês é um dos idiomas mais falados do mundo e é uma língua predominante em vários países. Aqui no Brasil a exigência de uma língua estrangeira foi incorporada aos requisitos dos concursos públicos. Alguns oferecem até três opções de escolha aos candidatos. Ainda assim, o inglês costuma ser o mais escolhido em concursos. 

Nem sempre todos os estudantes têm a possibilidade de acessar um curso ou um acompanhamento profissional que o prepare para se sair bem num exame. Ainda assim, existem algumas dicas que, se bem aplicadas, podem auxiliar na melhora do desempenho do aluno. Continue a leitura para conferir algumas delas.

O que fazer para mandar bem na prova de inglês

Em primeiro lugar, é necessário diferenciar o inglês para concursos do inglês tradicionalmente ensinado na escola ou em cursos. Os processos de aprendizagem são completamente diferentes. 

Aprender uma segunda língua envolve treinar não só a escrita, mas também a pronúncia e a escuta. Além disso, é preciso estudar informações históricas e conhecer gírias do dia a dia. Já o inglês para exames tem foco em interpretação de texto e vocabulário, que é mais formal e técnico.

Lembre-se que a forma como o idioma aparece na prova varia de acordo a banca organizadora, por isso, leia o edital com atenção. Conheça bem a prova e sua abordagem. Pesquise avaliações anteriores na internet, analise o formato das questões e os tipos de textos que costumam cair. 

Aos estudar, procure pontos familiares que te ajudem a introduzir os conteúdos. Use palavras conhecidas a seu favor. Então, anote as expressões em inglês que usa com frequência, como marketing e call center, por exemplo, e procure entender seu significado. 

Por fim, tenha cuidado com os falsos cognatos que podem comprometer a compreensão. Falsos cognatos são palavras semelhantes ao português com significados diferentes. Elas costumam causar muita confusão. Por isso, fique atento! Além disso, nos estudos, sempre que possível, tenha consigo um bom dicionário.

E aí? Gostou das dicas? Então deixe o seu comentário!

Clique aqui para conferir cursos on-line gratuitos.
Leia também CNE pode aprovar ensino remoto até dezembro de 2021.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.