Civilização Mesopotâmica: tudo que vai cair na sua prova!

Civilização Mesopotâmica: aquilo que você precisa saber!

O que você sabe sobre a Civilização Mesopotâmica?

Essa civilização é uma das mais importantes de toda a História, já que é ela que dá origem a muitas outras que conheceremos em séculos posteriores.

Dessa forma, ela costuma ser abordada com certa frequência nas principais provas do país, mas principalmente na prova do ENEM. Em diversas outras edições da prova do ENEM esse assunto esteve presente.

Assim, confira agora um resumo sobre os principais tópicos dentro desse assunto que você precisa dominar!

Civilização Mesopotâmica: Definição

Considerada o berço da cultura ocidental, a civilização mesopotâmica se desenvolveu na região do Oriente Médio, onde hoje é o atual Iraque.

O nome Mesopotâmica significa “entre rios” e designa a localização da civilização: entre os rios Eufrates e Tigre. 

Região de terra fértil, a Mesopotâmia é dividida entre a Alta Mesopotâmia (parte montanhosa e pouco fértil) e Baixa Mesopotâmia (região do centro e sul). Além disso, as primeiras organizações sociais da região têm data de 7.000 a.C., e se estabeleciam como aldeias sedentárias. 

Civilização Mesopotâmica: Organização 

Protegidas por muralhas, as construções mais altas eram os templos religiosos, chamados de Zigutares. Esses templos eram administrados por sacerdotes, que também eram os responsáveis pela parte administrativa da região.

Portanto, religião e Estado eram considerados como uma só instituição e se misturavam a todo momento.. 

No entanto, com o crescimento das cidades e a necessidade de maior proteção, o poder administrativo foi separado daquele religioso, surgindo assim os primeiros comandantes militares. As primeiras trocas comerciais também passaram a acontecer com os excedentes que eram produzidos. 

Civilização Mesopotâmica: Os povos Mesopotâmicos 

A população mesopotâmica se divide em duas: sumérios e acádios. 

Os sumérios foram a primeira civilização a se desenvolver na região. Originários da região do Irã, eles desenvolveram um sistema de leis com base nos costumes e tinham muita habilidade com práticas comerciais.

É muito importante notar que foram os sumérios que elaboraram a escrita cuneiforme: a primeira forma de escrita da humanidade.

Com o passar dos anos, e o enfraquecimento dos sumérios, novos povos se estabeleceram na região, como os semitas.

Esses povos eram originários do sudeste da Ásia e foram chamados de acádios devido ao nome da cidade mais importante que estabeleceram: Acad.

O rei acádio Sargão I, por volta de 2.330 a.C., unificou os povos sumérios e acádios, originando assim o primeiro império com registro na história: o Império Acádio. 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.