3 formas de aumentar a capacidade de atenção

Conheça algumas estratégias eficientes para você se concentrar melhor em tudo o que fizer, inclusive nos estudos

Você está tendo problemas para se concentrar quando está lendo um livro ou assistindo a uma aula? Anime-se, pois a sua capacidade de atenção pode ser melhorada! Embora existam algumas razões médicas para se distrair facilmente, nem sempre é esse o caso.

Às vezes, o aumento do período de atenção pode ocorrer seguindo algumas atividades que fazem uma grande diferença para melhorar seus hábitos de estudo.

Faça uma lista

O que fazer uma lista tem a ver com concentração? Fácil.

Frequentemente, temos dificuldade em prestar atenção a uma coisa porque nosso cérebro deseja divagar para pensar em outra coisa. Quando você deveria estar escrevendo seu artigo de história , por exemplo, seu cérebro pode querer começar a pensar em jogar um jogo ou se preocupar com um teste de matemática que está chegando.

Você deve adquirir o hábito de fazer uma lista de tarefas diárias, anotando todas as coisas que você precisa fazer (pensar) em um determinado dia. Em seguida, priorize sua lista, na ordem em que preferir realizar essas tarefas.

Ao anotar todas as coisas que você precisa fazer (ou pensar), você ganha um senso de controle do seu dia. Você não se preocupa com o que mais deveria estar fazendo quando deveria se concentrar em uma tarefa específica.

Por mais simples que este exercício possa parecer, na verdade é muito eficaz para ajudá-lo a se concentrar em uma coisa de cada vez.

Medite para ter mais atenção

Se você pensar bem, a meditação pode parecer o oposto de prestar atenção. Um dos objetivos da meditação é limpar a mente, mas outro elemento da meditação é a paz interior. Isso significa que o ato de meditar é, na verdade, o ato de treinar o cérebro para evitar distrações.

Embora existam muitas definições de meditação e muitas divergências sobre quais podem ser os objetivos da meditação, está claro que a meditação é uma forma eficaz de aumentar o foco.

E lembre-se, você não precisa se tornar um especialista ou meditador obsessivo. Reserve um tempo todos os dias para fazer um breve exercício de meditação. Você pode começar um hábito novo e saudável.

Curiosidades: Saiba como a meditação pode beneficiar seus estudos

Durma mais

Parece lógico que a falta de sono afeta o desempenho e a atenção. Nesse sentido, há estudos que nos dizem exatamente o que acontece com nosso cérebro quando nos privamos do sono.

Pesquisas mostram que pessoas que dormem menos de oito horas por noite por um período prolongado de tempo têm sistemas de resposta mais lentos, assim como mais dificuldade em relembrar informações. Na verdade, mesmo pequenas restrições em seus padrões de sono podem afetar seu desempenho acadêmico de forma negativa.

E então, busca ter mais atenção para estudar? Considere estas dicas para melhorar o seu ritmo de aprendizado para as provas.

Leia também outro artigo – Concursos: Conheça estratégias de aprendizagem visual

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.