Camadas da Atmosfera: Conheça todas elas

As camadas da atmosfera do nosso planeta, são:

  • Troposfera
  • Estratosfera
  • Mesosfera
  • Termosfera
  • Exosfera

A saber, a atmosfera do nosso planeta possuem gases que fazem parte da Terra, podendo ser divididos verticalmente em camadas concêntricas, definidas por suas características de temperatura e pressão. 

A densidade da atmosfera diminui à medida que se distancia da superfície terrestre. 

Ademais, isso ocorre por conta da gravidade que atrai gases e aerossóis para próximo da superfície. 

Camadas da atmosfera poderão aparecer em provas de vestibulares de todo país, assim como no Enem. Por isso vale a pena ficar ligado no assunto, acompanhe!

Camadas da Atmosfera e suas características

Como falamos acima as camadas da atmosfera do planeta Terra são divididas em 5 partes, são elas:

Troposfera

Trata-se da camada da atmosfera que vivemos. A saber, ela vai do nível do mar até 12 km de altura. Além disso, na troposfera ocorrem os fenômenos climáticos, ou seja, chuvas, formação de nuvens, entre outros. 

Ademais, nela também ocorre a poluição do ar, tal qual os transportes de cargas e passageiros por meio dos aviões.  

Por fim, as temperaturas na troposfera podem variar entre 40°C e 60°C. Além disso, quanto maior for a altitude menor será a temperatura. 

Estratosfera

A estratosfera fica na faixa dos 12 km até 50 km de altura do nível do mar. A saber, nela fica localizada a camada de ozônio que serve como um filtro natural da Terra, pois protege o planeta dos raios ultravioletas. 

Por fim, suas temperaturas podem variar entre -5°C a -70°C. Além disso, somente aeronaves supersônicas e balões de medição conseguem atingir essa camada. 

Mesosfera

A Mesosfera começa no final da estratosfera e tem até 80 km acima do solo. Ademais, sua temperatura pode variar entre -10ºC a -100°C. 

A saber, a temperatura é muito fria, pois não tem gases ou nuvens para absorver a energia solar. Por fim, na mesosfera ocorre a aeroluminescência. 

Termosfera

Começa no final da mesosfera e chega até 500 km do nível do mar. Trata-se da camada atmosférica mais extensa. 

Por isso, atinge-se altas temperaturas, pois nela tem-se a presença de oxigênio atômico, gás responsável por absorver energia solar em enormes quantidades. 

Por fim, as temperaturas na termosfera pode chegar a 1.000° C. 

Exosfera 

A exosfera pode chegar a 800 km do nível do solo, trata-se da camada da atmosfera que antecede o espaço sideral. Nessa camada as partículas se desprendem da gravidade da Terra. 

Dessa maneira, as temperaturas podem chegar até 1.000°C. Além disso, ela é formada por gás hélio e hidrogênio. 

Por fim, na exosfera ocorre a aurora boreal, um dos mais lindos fenômenos da Terra. Além do mais, ficam localizados os satélites de transmissão e informações, tal qual telescópios espaciais.  

E então, gostou de saber um pouco mais sobre as camadas da atmosfera?

Não deixe de ler também – Enem: Camadas da Terra e suas características

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.