5 armadilhas para evitar no estudo em grupo

Conheça a seguir algumas dicas do que você deve prestar atenção ao estudar junto com colegas

Em tempos de pandemia, o estudo em grupo ocorre por meio de aplicativos online diversos. Mas quando essa fase difícil passar, as reuniões com colegas retornará à ativa.

Entretanto, há soluções para deixar essa atividade muito mais eficiente e enriquecedora. Saiba a seguir os cuidados que precisam ser tomados.

Escolha seu grupo de estudo com sabedoria

Antes de formar o grupo, tenha em mente em como os participantes são e podem ajudar no trabalho em questão. Mesmo que for somente uma reunião de estudo básica, é importante que os colegas possam acrescentar positivamente. Por exemplo:

  • Confiáveis – Eles estão sempre nas aulas? Eles chegam no horário?
  • Preparados – Eles entregam os trabalhos no prazo? Estão com as tarefas em dia? Têm capacidade de fazer perguntas sobre o material e dar sugestões em aula?
  • Cooperativo e disponível – Alguém sem tempo fora das aulas não será um membro produtivo de um grupo de estudos).

Estabeleça metas para seu grupo

Estabeleça claramente sua meta e divida-a de forma que cada membro do grupo tenha algo a fazer para contribuir. Se você tem um grande projeto, dê aos colegas a chance de se voluntariarem para um trabalho no qual eles sejam bons ou então se sentem mais confortáveis.

Se houver algo que ninguém no grupo gosta de fazer, divida-o em partes menores para que ninguém fique preso a tarefas impopulares.

Crie um cronograma com prazos

Comuniquem-se uns com os outros para esclarecer o que precisa ser feito, cronogramas, locais de reunião, etc. Por isso é super importante que todos os participantes estejam em sintonia, sejam responsáveis e comprometidos. Aposte em aplicativos de organização caso necessário.

Tome cuidado com membros que não participam

Mantenha a documentação do que está acontecendo com um membro do grupo não participativo. Se eles perderam as sessões de estudo de forma consistente e não fizeram o trabalho que concordaram em fazer, o resto do grupo pode optar por votá-los.

Tenha certeza de que todos participam igualmente

Todos precisam participar plenamente para alcançarem o sucesso. Certifique-se de que cada membro esteja confortável com seu progresso em cada reunião e que todos estejam de acordo sobre o que fazer a seguir.

Evite cometer esses erros nos seus estudos em grupo!

Leia também – Estudar em grupo: Conheça vantagens e desvantagens

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.