Apresentações acadêmicas: Dicas simples para melhorá-las

Tem dificuldades em falar em público? Costuma sofrer com o famoso 'branco'? Veja dicas práticas para arrasar nesse momento

A ideia de apresentações acadêmicas em público faz seu estômago embrulhar? Bom, certamente você não está sozinho.

Esse tipo de atividade pode acontecer na escola, na faculdade ou então em um curso técnico. Em algum momento o professor pedirá que você prepare um material para apresentar à frente de todos. No encerramento de muitas formações, inclusive, pede-se que se ministre publicamente a tese – sim, estamos falando do temido TCC.

O que acontece é que mesmo aquelas pessoas com experiência em falar em público tendem a ficar ansiosas antes desse tipo de trabalho. Afinal, trata-se de uma performance que será avaliada pelo professor ou então por uma banca de orientadores.

A boa notícia é que você pode fazer várias coisas para se preparar e se acalmar durante a apresentação. Conheça algumas delas a seguir!

Dicas simples, porém cruciais

Como acontece com muitas coisas na vida, estudar para apresentações acadêmicas se tornará algo muito mais fácil se você reservar um tempo para se preparar para isso. O treino lhe dará confiança e o ajudará a se concentrar no que é importante quando finalmente estiver sob os holofotes. Portanto, essa é uma primeira dica para você!

Agora selecionamos outras que podem ser bem importantes quando você estiver se preparando para apresentações.

1. Escreva o texto para ser ouvido, não lido

Há uma diferença entre palavras que devem ser ouvidas em sua cabeça e palavras que devem ser ouvidas em voz alta. Você verá isso quando começar a praticar o que escreveu, já que algumas frases soarão instáveis ou muito formais.

2. Pratique em voz alta

Isto é muito importante. Haverá algumas frases nas quais você tropeçará, mesmo que pareçam simples. Leia em voz alta quando praticar e faça alterações em qualquer frase que interrompa seu fluxo.

3. Alimente-se, mas sem cafeína

As bebidas carbonatadas deixam a boca seca e a cafeína afeta seus nervos e deixa você nervoso. Prefira água ou suco.

4. Vista-se adequadamente e em camadas

Você nunca sabe se a sala estará quente ou fria. Qualquer um dos dois pode lhe dar tremores, então prepare-se para ambos em suas apresentações.

5. Momentos antes, organize-se

Reserve um momento para organizar seus pensamentos ou relaxar. Não tenha medo de fazer uma pausa silenciosa antes de começar. Examine seu papel por um momento. Se seu coração está batendo forte, isso lhe dará a oportunidade de se acalmar. Se você fizer isso direito, também parecerá muito profissional.

6. Faça pausas se necessário

Se você começar a falar e sua voz estiver trêmula, faça uma pausa. Limpe sua garganta. Faça algumas respirações relaxantes e comece de novo.

7. Olhe em um ponto fixo

Concentre-se em alguém no fundo da sala. Isso tem um efeito calmante em alguns alto-falantes. Pode parecer estranho, mas não parece estranho.

8. Treine imaginando que está em um palco

Finja que você é um profissional na TV. Isso dá confiança em quaisquer tipos de apresentações.

9. Prepare respostas para perguntas

Prepare-se para possíveis perguntas de seu público, podendo ser dos colegas de classe ou então dos professores presentes. Além disso, tenha na manga uma resposta “não sei”. Não tenha medo de dizer que você não sabe algo e responda: “Ótima pergunta. Vou analisar isso.”

10. Grand finale

Tenha uma boa linha final para suas apresentações. Evite um momento embaraçoso no final, preparando uma conclusão forte. Não recue, murmurando “Bem, acho que é tudo.”

    Outros conselhos para apresentações

    • De maneira mais geral, você pode se preparar para apresentações acadêmicas pesquisando profundamente o tema proposto praticando a sua fala diante de um espelho ou câmera de vídeo.
    • Conheça bem o tema. Pesquise, estude, vá atrás de informações. Se você se sente confiante sobre seu conhecimento, o mesmo ocorrerá quando chegar a hora de compartilhá-lo com outras pessoas.
    • Se possível, faça um vídeo de prática e assista a si mesmo para ver como você soa. Preste atenção à sua postura e tom de voz. Se você tiver tiques nervosos – como dizer “hum”, “né” ou “então” – tente reduzi-los o máximo que puder.

    E então, gostou de conhecer as dicas? Sem dúvidas suas apresentações acadêmicas ficarão melhores a partir delas.

    Leia outras soluções para esse momento. Veja como se dar bem nas apresentações em público

    Deixe uma resposta

    Seu endereço de email não será publicado.