Aplicativos que ajudam dominar Português

Embora seja considerada uma das línguas mais difíceis de aprender, o melhor e mais recomendado método de aprender Língua Portuguesa é numa combinação de leitura e escrita. Além disso, mesmo sendo o idioma oficial do Brasil, estudar português assusta a maioria dos estudantes quando o tema é sobre regras gramaticais ou normas de ortografia.

Geralmente os estudantes passam horas em cima dos livros para se preparar para as provas. No entanto, com o avanço da Internet as dinâmicas de estudos receberam uma mudança significativa. Por exemplo, existem pessoas que não conseguem tempo livre para conciliar trabalho e estudos para concursos.

Se você tem uma prova ou concurso e tem pouco tempo para estudar, saiba que a internet é sua aliada. Então, para facilitar os estudos, você pode contar com o auxílio de ferramentas gratuitas disponíveis na internet. É uma maneira diferente de aprender e você pode aproveitar até mesmo aqueles minutinhos de atraso na fila do banco ou em qualquer intervalo.

Através do seu celular, tablet ou outro dispositivo móvel você pode acessar aplicativos para estudar Português.

Aplicativos para estudar Português

VOLP (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa)

Um dos aplicativos mais conhecidos foi oficialmente lançado pela Academia Brasileira de Letras. Este aplicativo serve para você entender a forma que se escreve cada palavra. Estão disponíveis mais de 380 mil palavras e tanto o aplicativo, quanto o site estão atualizados conforme o Acordo Ortográfico.

Para dúvidas de ortografia é o site mais confiável e atualizado que existe. O site apresenta todas as palavras e como elas estão sendo escritas atualmente no Brasil. É simples e fácil de usar!

Disponível para Android e iOS.

Quiz de Português

De uma forma lúdica, este aplicativo é ideal para responder exercícios. Trata-se de um jogo de perguntas e respostas. Você pode responder perguntas de regras textuais e questões de gramática. Também tem perguntas sobre coesão e coerência. Além disso, é um ótimo app para estudar para provas.

Disponível para Android e iOS.

Verbos Portugueses

Entender a conjugação dos verbos é fundamental e este é o objetivo do aplicativo Verbos Portugueses. É um aplicativo gratuito que mostra todas as pessoas e tempos verbais. Pode ser acessado off-line e inclusive é um aplicativo recomendado para quem deseja estudar outros idiomas.

Disponível para Android.

Manual da Redação

Escrever uma boa redação não é nada fácil. E este aplicativo te ajuda muito nos assuntos relacionados sobre escrita e redação. Ele também apresenta dicas de gramática e estilo. Inclusive o Manual de Redação conta com informações referentes às normas da ABNT e aprende diferentes gêneros textuais. Você entende melhor a formação de uma dissertação, crônica, narração, artigos acadêmicos e outros formatos. Disponível para iOS e Android.

Michaelis Guia Prático da Nova Ortografia

Se você ainda tem dificuldade para entender o que mudou com o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, então este é um aplicativo ideal para seus estudos. O material disponível neste aplicativo reúne todas as alterações que o Português sofreu. É uma ferramenta para te auxiliar para escrever respostas discursivas ou produção de textos. Com a ajuda deste aplicativo, vai ser mais fácil memorizar as mudanças. Disponível para iOS e Android.

Dica extra para estudar Português

Estudar português sozinho é legal! Seguem uma dica extra que pode servir para quem quer tirar dúvidas de português de forma gratuita.

Cartilha Tem hífen – da editora FTD – É um conteúdo gratuito de palavras que muitas vezes geram dúvidas e na Cartilha “Tem hífen?” você descobre se determinada palavra tem hífen ou não. É uma lista bem completa e que ajuda muito.

Confira Também: Curso de Lingua Portuguesa GRATUITO

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.