A Corrida Espacial: um capítulo da Guerra Fria

A Corrida Espacial: a disputa pelo espaço

A Corrida Espacial se insere dentro do contexto da Guerra Fria. Nela, os Estados Unidos e a União Soviética disputavam pela produção de tecnologias e pela conquista do Espaço.

O assunto é extremamente cobrado por questões das mais variadas provas do país, mas principalmente naquelas de vestibulares e do ENEM.

Dessa maneira, é fundamental que você domine as principais características que envolvem esse assunto para responder as questões sobre Guerra Fria e sobre Corrida Espacial com tranquilidade.

A Corrida Espacial: Introdução

A Corrida Espacial, que ocorreu entre a1957 e 1975, marcou um dos capítulos da Guerra Fria. A disputa entre Estados Unidos da América e União Soviética chegou até mesmo no campo espacial.

A Corrida foi marcada pelo desenvolvimento científico e econômico de cada país em busca da conquista do Espaço. Sem dúvidas,  o ponto alto da disputa é o envio de expedições tripuladas ao espaço.

Além do grande avanço científico dos dois países na época, outro fator merece destaque: a expedição à lua. Organizado pelos EUA, a expedição responsável por levar o homem até o satélite da Terra foi um marco na história recente da humanidade. E, até os dias atuais, é considerada como um avanço científico no campo espacial.

A Corrida Espacial: Contexto histórico

O conflito político-ideológico que marcou o mundo entre 1947 e 1991, dividindo o mundo entre capitalistas e socialistas, foi caracterizado por grandes acontecimentos.

Iniciada após o fim da Segunda Guerra Mundial, a Corrida foi protagonizada pelos Estados Unidos, a grande potência mundial, e a URSS, a potência do bloco comunista.

Ambos os países buscavam um rápido avanço científico para desenvolver as tecnologias que poderiam fazer o homem dominar o Espaço (ou, ao menos, parte dele). Assim, os dois países investiram milhões em educação e em ciência.

A Corrida Espacial: Principais acontecimentos

Entre os principais acontecimentos da época, podemos ressaltar:

  • Lançamento do primeiro satélite em órbita, o Sputnik 1. O satélite foi lançado pelos soviéticos, funcionou na órbita terrestre por 22 dias.
  • O primeiro ser vivo a ser enviado para o espaço foi a cadela Laika, também enviada pelos soviéticos. Ela estava a bordo do Sputnik 2 e morreu após 10 dias do lançamento.
  • A criação da NASA (National Aeronautics Space Administration), pelos Estados Unidos, em 1958, como reação aos lançamentos soviéticos.
  • O primeiro homem no espaço foi enviado pela URSS. Yuri Alekeseyevich Gagarin foi enviado em 1961 e é o responsável pela frase “A Terra é azul”. Além disso, em 1963, a União Soviética enviar também a primeira mulher ao espaço: Valentina Vladimirovna Tereshkova.
  • A chegada do homem à Lua. O homem chegou à Lua em 1969, através do Programa Apollo, criado pelos EUA como meio de sair na frente na corrida espacial.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.