Retomar os estudos nem sempre é uma tarefa fácil. Isso ocorre com quem não finalizou o ensino básico e deseja voltar através do EJA, por exemplo.
A volta pode ser difícil também para quem terminou o ensino médio, mas está há anos sem pegar em um livro para estudar qualquer coisa. Para fazer uma graduação ou curso técnico a cabeça parece até dar um ‘nó’.
Com os concurseiros a retomada também pode ser traumática. Parar de estudar por bastante tempo pode representar uma trava enorme para se adaptar novamente à rotina de aprendizagem. Aqui mesmo mostramos o quão prejudicial pode ser deixar de se aperfeiçoar por semanas e meses depois do certame. Leia > Concurso público: O que fazer depois da prova?
Em qualquer caso, há algumas dicas que podem ajudar a retomar os estudos.
1. Simplesmente comece
Nunca é tarde para retomar os estudos e, de modo geral, não há época certa. Estudar está dentro de seu orçamento? Você tem tempo na agenda? É um sonho? Vai fazer você alcançar metas? Então simplesmente comece a estudar, não espere mais tempo.
Vale para quem parou de estudar há anos e deseja concluir o ensino fundamental ou médio. Também ode surgir muitas dúvidas quando se pensa a voltar à escola. Mas se esse é um objetivo maior, não dá para pensar muito. Faça já sua inscrição no supletivo ou EJA!
E a mesma coisa para quem está faz um tempão pensando se faz ou não uma faculdade. Atualmente, no Brasil, existem muitas possibilidades que facilitam, como o ENEM, bem como o Prouni e Sisu.
Para quem está no ramo de concursos, então, é uma dica imprescindível. Quando fizer um concurso, descanse por uma semana ou 15 dias e depois retome os estudos. Não pense muito, só inicie.
2. Organize-se dentro de seus limites
Autoconhecimento faz com que você trace seus planos de acordo com o que pode oferecer. Apesar da dica que demos anteriormente faz-se entender que é simples retomar os estudos, não se engane.
Você deve começar sim, entrar de cabeça se estudar te levará a uma grande meta. Porém, deve-se conhecer os seus limites. Muitas vezes, a rotina quase que nos ‘engole’ e por isso a organização é extremamente importante para conseguir incluir os estudos na agenda.
Mas não deixe de sempre reservar um espaço de tempo para os estudos, mesmo que seja meia hora todos os dias.
3. Não se cobre por não seguir padrões
Nossa sociedade costuma ditar padrões para vivermos. Um bom exemplo está em dizer que as pessoas ‘precisam’ fazer uma faculdade. E ainda que precisar cursar aos 18 anos, caso contrário, será tarde demais. É um erro grande se apegar a isso.
Primeiro que não há tempo certo para fazer uma graduação. Segundo que nem é uma obrigação se formar em uma universidade para ser feliz profissional e academicamente.
Esse é somente um exemplo. Porém, qualquer escolha precisa ser feita por você, sabendo os seus limites e a sua história de vida. Não há idade para retomar os estudos, para iniciar uma faculdade ou terminar o ensino médio por exemplo.
Também não há problema nenhum em sair de uma carreira e ir para outra. Ou largar o emprego para estudar para concursos. Ou então fazer uma faculdade daquilo que você realmente gosta e não somente por ser uma profissão bem remunerada. Pense nisso, pois é um dos maiores entraves de quem deseja voltar aos estudos.
Leia também outro artigo interessante:
https://noticiasconcursos.com.br/educacao/depois-dos-40-retomar-os-estudos/