Dicas para falar em público com tranquilidade

Muitas pessoas têm receio em falar em público. Sobretudo os estudantes tentam fugir sempre que podem desse tipo de atividade, em grande parte eles não sabem como agir e por onde começar. 

No entanto, desde os primeiros anos escolares há seminários e trabalhos para apresentar frente à sala de aula. Em diversas fases do ensino os alunos terão de lidar com essa situação. 

Além disso, no mercado de trabalho em diversas profissões, deve-se desempenhar essa habilidade satisfatoriamente. 

Se você quer ficar por dentro de dicas preciosas para conseguir falar em público com segurança, acompanhe o artigo e aprenda algumas técnicas para você melhorar sua performance, veja!

Dicas para falar em público com segurança

Muitas pessoas têm dificuldades para falar em público, sente muita vergonha, insegurança e pode chegar na hora de realizar uma apresentação e travar.

Ou seja, aos olhos de outras pessoas, essa situação pode passar certa insegurança e despreparo. No entanto, você pode melhorar sua perfomance, veja dicas a seguir. 

Domine o tema

Quanto mais dominar o tema que está apresentando ao público, mais fácil e tranquilo será falar sobre ele. 

Se houver confiança e souber o suficiente sobre o assunto para memorizar, sua apresentação fluirá de maneira natural. Ou seja, são mínimas as chances de você ficar confuso. 

Além disso, terá segurança para responder às questões dos seus professores e colegas. 

Não apresente lendo

Se você tiver se preparado bem para a apresentação não há a necessidade de papel. No entanto, mesmo preparado, você pode acionar o gatilho de olhar no papel, sobretudo quando estiver nervoso. 

Uma dica preciosa é anotar somente os pontos-chave, ao invés de frases completas. Isso permitirá o contato visual com o público e ao mesmo tempo terá um guia para manter a apresentação nos eixos. 

Pratique a apresentação antes

Praticar antes é uma dica extremamente valiosa. Afinal, quanto mais você treinar, mais conseguirá obter a perfeição na sua apresentação. 

Desse modo, pratique seu discurso na frente das pessoas e em paralelo controle seu tempo para que ele não fique muito curto ou exceda o limite. 

Tire proveito dos recursos visuais

Em grande parte das apresentações, você poderá utilizar ferramentas como slides em PowerPoint ou programas semelhantes, fato que poderá ajudá-lo muito. 

No entanto, não liste seu conteúdo de forma integral nos slides. Use palavras-chave e pequenas frases para complementar o que irá apresentar. 

Nesse sentido, utilize também imagens, citações, gráficos, estatísticas, além de vídeos que ajudam a dar uma pausa na fala. Contudo, teste todos os aparelhos envolvidos e certifique-se que o vídeo está rodando perfeitamente. 

E então, gostou das dicas para falar em público com segurança?

Não deixe de ler também – Metodologia ativa: Conceito e vantagens para a aprendizagem

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.