Viabilizar uma poupança por meio de planejamento financeiro pessoal requer diversas análises dinâmicas. Por isso, é importante que você verifique a sua rotina atual para entender quais são os seus reais gastos, ganhos e dívidas.
Dessa forma, poderá viabilizar uma poupança de forma orgânica através de algumas mudanças de hábitos.
Para realizar um mapeamento da situação financeira é importante que você categorize seus custos fixos e variáveis. São os custos fixos, os gastos referentes ao seu consumo de sobrevivência como o fornecimento de água, energia elétrica, internet, telefone, aluguel etc. Já os demais gastos, são variáveis.
Sendo assim, é importante que você verifique quais são as mudanças que pode realizar em sua rotina para que gere economia, ao passo que você direcione esse dinheiro economizado para uma poupança.
Por exemplo, você pode trocar um cartão de crédito tarifado por um cartão de crédito sem anuidade. Dessa forma, poderá direcionar os valores economizados para a poupança. Bem como, você pode realizar o mesmo tipo de troca no que diz respeito a sua conta bancária, trocando uma conta tradicional por uma conta digital.
Haja vista que as fintechs oferecem os dois serviços com total isenção de taxas. Dessa forma, esses são valores que você pode direcionar organicamente para a sua poupança, ao modificar hábitos de rotina, ainda que os valores sejam baixos.
Por isso, é importante que você tenha foco nos seus hábitos e não no valor em dinheiro que será guardado. Pois, ao modificar seus hábitos, a sua relação com o dinheiro será modificada em longo prazo.
Sendo assim, você pode trocar uma assinatura de TV a cabo por uma assinatura de streaming, por exemplo.
Dessa forma, pode gerar pequenas economias na sua rotina para viabilizar sua poupança. Assim sendo, poderá questionar organicamente seu hábito de consumo e diminuir suas compras por impulso.
Certamente, criar o hábito e adicionar valores para uma poupança, ainda que sejam valores baixos, é uma maneira de modificar a forma como você enxerga o seu dinheiro.
Assim, torna a poupança um hábito natural e não sacrifício para você. Por isso, é importante que você faça um controle na sua rotina, iniciando por um aplicativo de finanças, planilha, ou até mesmo, uma agenda. Pois o que importa é que você consiga controlar seus gastos e verifique pequenas mudanças para a viabilização de suas melhorias financeiras.
Entenda que nenhum processo é linear e tenha a poupança como um hábito para que posteriormente você possa programá-la de uma maneira mais direcionada.