Se você busca dicas para quem trabalha em casa, não deixe de conferir as nossas sugestões de hoje. Buscamos apontar algumas considerações que podem fazer sentido para você. Acompanhe e inspire-se em nossas ideias!
5 dicas para quem trabalha em casa
Trabalhar em casa é o sonho de muitas pessoas. Ao mesmo tempo, há quem tenha dificuldade na hora de ter rendimento, produtividade, foco, etc. Por isso, buscam por dicas para quem trabalha em casa a fim de elevar os resultados. Nada mais justo, concorda?
Sendo assim, considerando algumas experiências vividas por profissionais que atuam no home office, trouxemos 5 dicas que podem ser bem legais para você. Veja:
1. Tenha um espaço só seu – e deixe-o do seu jeito!
Ter um espaço só seu é muito importante. Afinal, trabalhar deitado na cama ou em qualquer ambiente, sem o mínimo preparo, pode ser negativo por uma série de motivos. Primeiro porque a distração pode fazer parte da sua rotina. Segundo porque você pode não se sentir em um “ambiente de trabalho”, e isso faz diferença na hora de levar as demandas mais a sério.
Além disso, é muito importante que esse espaço conte com algumas características como:
- Boa iluminação, para diminuir o cansaço.
- Boa circulação de ar, para oferecer mais qualidade de vida.
- Móveis adequados ao seu trabalho, como cadeira, apoiador de pé, mesa, etc.
- Equipamentos que funcionem bem e lhe ajudem a ter uma rotina produtiva.
- Um espaço decorado ao seu gosto.
- Inclusão de itens naturais para aumentar ainda mais o foco e a concentração.
2. Estipule um expediente
Ter um expediente pré-definido pode fazer toda a diferença. Por isso, essa é uma das dicas para quem trabalha em casa que mais pode mudar a sua maneira de se organizar. Afinal, se você não tem horário para começar e terminar, a sua agenda fica muito aleatória, e isso pode ser o caminho para a procrastinação, a sobrecarga, etc. Cuidado, ok?
3. Tenha momentos para atendimento e outros para execução
Se você atende clientes e ao mesmo tempo precisa executar algumas atividades, foque em separar tudo isso em bloco de tempos. Por exemplo, de manhã você pode focar em atender, fazer reuniões, dar devolutivas, etc. À tarde, pode trabalhar executando, escrevendo, editando, elaborando, enfim! Analise o que pode ser mais interessante para você.
4. Faça pausas ao longo do dia
As pausas ao longo do dia também são fundamentais e não poderiam ficar de fora da nossa lista de dicas para quem trabalha em casa. Você precisa das pausas para o seu cérebro não saturar e, a partir disso, ser possível manter o foco, a energia e a concentração. Lembre-se disso. 😉
5. Invista em aprimoramento e conhecimento sempre que puder
Esteja sempre aprendendo algo novo. Esse tipo de postura ajuda no crescimento e desenvolvimento, e evita que você fique estagnado onde está. Certifique-se de sempre aprender alguma coisa nova sobre a sua área de atuação. Essa aprendizagem pode ser através de cursos, seminários, ebooks, livros, podcasts, enfim! Encontre as suas fontes de aprendizagem e procure sempre investir em você.