A entrevista de emprego deve ser conceituada pelo candidato como uma forma de destacar o seu posicionamento profissional e não como uma maneira de julgamento de sua personalidade.
O conceito de que a entrevista de emprego pode ser uma forma de julgamento é errôneo e autossabotador, já que ao pensar assim, o candidato pode se colocar de forma negativa no processo seletivo, evitando destacar os pontos positivos de sua carreira profissional.
Para se preparar para a entrevista de emprego, é importante conhecer o seu próprio currículo profissional, considerando os pontos destacáveis de suas experiências no mercado de trabalho. Sendo assim, analise o que pode exemplificar os seus pontos fortes e como pode contornar seus pontos fracos. Além disso, é possível conhecer o site da empresa e sua cultura.
É relevante para o candidato considerar que uma cultura participativa requer uma postura diferente de uma cultura tradicionalista. Por isso, conhecer a empresa e sua missão é muito importante para esse tipo de análise.
A análise sobre a cultura da empresa não direciona apenas o comportamento do candidato, como também é uma forma de direcionar sua vestimenta e a maneira como ele deve se comunicar. Lembre-se da necessidade de considerar que uma empresa startup tende a ser mais aberta, ao passo que uma empresa tradicional tende a ser mais formal em todos os aspectos.
Além de essas informações serem importantes para analisar a melhor maneira de se posicionar no mercado, também servem como um ponto forte para analisar a viabilidade da contratação, já que o candidato deve considerar que essa análise é cabível a todos os envolvidos no processo seletivo. Portanto, considere a cultura da empresa e pesquise os pontos principais sobre a vaga em questão. Além disso, não saia da entrevista de emprego com dúvidas.
É comum que durante o processo seletivo, o candidato possa fazer perguntas, sendo assim, aproveite esse espaço e questione o que for importante para a sua análise sobre essa compatibilidade.
Além disso, exemplifique situações que falem sobre a sua capacidade para lidar com metas; gestão de pessoas; resiliência; proatividade; elaboração de políticas internas; análises diversas; dentre outros pontos que sejam importantes para a análise do seu perfil profissional. Dessa maneira, não ficará aquém do seu potencial e poderá se direcionar de forma natural e objetiva durante a entrevista de emprego.