O Banco Central está dando uma série de dicas aos brasileiros para que eles tenham cuidado e não sejam pegos no “golpe do dinheiro esquecido”. Com a chegada da pandemia da Covid 19, as pessoas começaram a ficar mais em casa, muitos até adotaram o home office. E as atividades dos criminosos estão aumentando e se inovando a cada dia que passa.
Os criminosos não perdem tempo e aproveitam cada oportunidade para fazer os mais leigos de vítimas. Agora a bola da vez é o “dinheiro esquecido” pelo sistema Valores a Receber, que foi criado pelo Banco Central e gerou uma grande procura dos brasileiros para saber se eles tinham dinheiro a receber e que havia ficado esquecido nos bancos.
Criminosos estão criando sites falsos para atrair os consumidores
Os criminosos fazem a criação de sites falsos e como promessa, eles dizem que através de sua plataforma o dinheiro poderá chegar antes na conta, contrariando o que foi anunciado pelo Banco Central. E para não cair nesse tipo de golpe, o cidadão precisa ficar ainda mais esperto, pois os sites falsos em muitas ocasiões ficam idênticos aos oficiais.
O Banco Central já está orientando e realizando a divulgação de como ficar longe de cair em algum desses golpes que tentam passar a perna nos brasileiros em relação aos valores que foram esquecidos. Somente na primeira rodada de liberação do dinheiro esquecido pelo Banco Central, mais de R$ 4 bilhões já foram liberados para 26 milhões de brasileiros.
Grande movimentação de dinheiro é o atrativo para criminosos, alerta Banco Central
Essa grande movimentação de dinheiro é o que mais tem atraído os criminosos e por isso a primeira dica que é dada pelo Banco Central, é de que em nenhuma situação deve-se acessar um site, a não ser que seja do Valores a Receber, que pode ser verificado através do gov.br. As pessoas podem conferir que o site é oficial através do domínio exclusivo do Governo Federal.
Por conta disso, a orientação é para jamais confiar em promessas que garantem o adiantamento e o saque mais repentino desses valores. Não confie em mensagens suspeitas, principalmente em seu e-mail, sobre uma possibilidade de antecipar os valores a receber, pois de acordo com o BC isso não existe e nem será aprovado.
O que evitar para não ter chances de cair no golpe do dinheiro esquecido
Para evitar de vez cair no golpe do dinheiro esquecido, jamais acesse algum link que chegue através de e-mail, SMS ou WhatsApp. Os criminosos também costumam utilizar de uma linguagem informal, o que significa desde já que essa linguagem será fácil de identificar, pois a feita pelo BC será sempre com cordialidade.
Lembrando que também não é necessário informar nenhuma senha de banco para ter acesso ao dinheiro esquecido, sendo que o próprio resgate desses valores pode ser feito através de uma chave PIX, inclusive de qualquer banco. O BC já liberou no início deste mês um novo lote de pagamentos aos clientes.