Dicas para estudar melhor na quarentena

Em tempos de pandemia, a reclusão tem sido uma alternativa para frear a disseminação do vírus e garantir o retorno à normalidade o mais rápido possível. No entanto, isso implica em encontrar uma maneira de se adaptar a essa nova rotina. Assim, aproveitar o período de isolamento para se dedicar aos estudos e colocar as atividades em dia pode ser uma estratégia eficiente Mas, para isso, é preciso desenvolver bons hábitos e criar um cronograma para conciliar as demandas do dia a dia com tranquilidade.

Dicas para estudar melhor na quarentena

Em primeiro lugar, escolha um espaço físico adequado. Ter um bom ambiente de estudos é fundamental. Por isso, procure um lugar calmo para você assistir às aulas. É necessário que seja um espaço silencioso, limpo  e organizado. Além disso, informe a sua família que precisará de privacidade por algumas horas.

Posteriormente, é bom estabelecer horários.  Crie uma rotina com horários fixos durante a semana. Uma boa opção é estudar no mesmo horário em que estudaria nas aulas presenciais. Isso otimiza o tempo e ajuda na posterior readaptação quando a aulas tradicionais voltarem.

Além disso, tenha disciplina. Autonomia e organização são as palavras-chave para ter um bom cronograma de estudos na quarentena. A autorregulação é importante para estimular o estudante e colocá-lo no ritmo.

Outro ponto de muita relevância é não perder as aulas. Seja rigoroso com sua presença às aulas remotas, lide com elas do mesmo modo como faria com o ensino tradicional. Não deixe de assisti-las, pois nesse momento qualquer oportunidade de absorver informação deve ser aproveitada. Lembre-se que o retorno dos encontros presenciais ainda é incerto e talvez o ensino a distância seja opção por um tempo.

Não se prenda apenas à teoria, pois os exercícios ajudam a fixar os assuntos. Agora que tem mais tempo livre, invista em exercícios e atividades para treinar os conteúdos que considera mais complexos.

Por fim, evite distrações. Desligue as notificações de aplicativos no celular ou, se preferir, desligue a internet do aparelho. Além disso, não se sobrecarregue de informações. Procure fontes confiáveis e reserve tempo para se atualizar apenas com as principais notícias.

Gostou das dicas? Então deixe o seu comentário!

Leia também Mapa mental: O que é e como criar.
Veja O que diz o Guia do MEC sobre a redação do Enem.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.