Dicas para escrever um texto expositivo

Para escrever um texto expositivo, você precisa seguir determinados padrões, ou melhor, caminhos. Assim tudo fica mais claro e fácil de se resolver durante o processo.

Lembrando que já publicamos um post que mostra mais sobre esse modelo de escrita. Leia: Texto expositivo: Conheça as principais características.

Dicas para fazer um texto expositivo

Veja algumas sugestões de como você pode escrever um texto expositivo da melhor forma possível.

Inicie pelo caminho mais simples

É comum pensar que o certo é iniciar um texto expositivo pela introdução. Entretanto, não se apegue a isso. Você pode começar por onde acredita ser mais simples. Escreva as ideias principais e depois vá dando forma ao texto.

Tenha clareza

Imprescindível utilizar uma linguagem acessível, clara e sucinta. Os leitores precisam compreender de ‘cabo a rabo’ tudo o que está acontecendo.

Fatos e fatos

Embora uma exposição possa ser persuasiva, ela não deve ser baseada apenas em opiniões. Apoie seu caso com fatos, dados e fontes confiáveis que podem ser documentados e verificados.

Como você se dirige

A maneira como você se dirige ao leitor depende do tipo de ensaio que está escrevendo. Uma redação escrita na primeira pessoa é adequada para uma redação pessoal de viagem, mas é inadequada se você for um repórter de negócios que descreve um processo de patente. Pense no seu público antes de começar a escrever.

Passo a passo do texto expositivo

Brainstorm

Anote suas ideias em um papel, criando tópicos para melhor visualização. Não se importe com a caligrafia, tampouco com a qualidade das ideias. Somente vá escrevendo o que vem à cabeça sobre o tema proposto.

Quando você tiver essa ideia, repita o exercício de brainstorming com as ideias que deseja desenvolver sobre o assunto e as informações que você poderia inserir. A partir desta lista, você começará a ver um caminho emergir para sua pesquisa ou narrativa seguir .

Construa

Quando suas ideias se fundem em uma frase na qual você pode resumir o tópico sobre o qual está escrevendo, você está pronto para compor a frase de sua tese. Escreva em uma frase a ideia principal que você explorará em seu artigo.

Analise

Seu texto expositivo está claro? Por acaso você expôs a sua opinião? Se sim, revise isso, pois não deve haver. Limite-se apenas aos fatos e às evidências.

Faça um esboço

A priori, pode parecer sem importância, entretanto, esboçar economiza tempo. Quando você vê seus tópicos em uma lista organizada, pode descartar aqueles avulsos antes de iniciar a sua pesquisa.

Pesquisa

Por fim, encontre todos os dados e as fontes necessárias para embasar o seu texto expositivo. Boas fontes são especialistas, incluindo organizações, profissionais, empresas, líderes, assim como demais personagens da narrativa sobre a qual irá escrever.

Uma notícia sobre um acidente, por exemplo, deve contar como fontes os envolvidos, as testemunhas, a polícia, etc.

E então, gostou de conhecer mais sobre o texto expositivo? Deixe seu comentário abaixo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.