Economia

Dicas para elaborar um planejamento e entrar no mercado de investimentos

O mercado de investimentos é amplo e dinâmico, sendo assim, novos investidores precisam realizar um planejamento que contemple sua particularidade de modo resiliente e objetivo.

Dicas para elaborar um planejamento e entrar no mercado de investimentos

Muitas opções são disponibilizadas dentro do mercado de investimentos para quem deseja se tornar um investidor. Entretanto, esse fluxo deve ser programado e planejado para que faça jus aos seus objetivos de modo resolutivo.

Busque por fontes oficiais

Primeiramente, o novo investidor deve buscar por informações oficiais e assertivas. Por isso, confira sempre as informações por meio de plataformas confiáveis e se atualize constantemente. A Bolsa de Valores do Brasil (B3) recentemente lançou a plataforma Bora Investir, que objetiva exatamente orientar o novo investidor.

Acompanhe as atualizações relacionadas ao mercado de forma ampla

Além disso, o Banco Central do Brasil (BCB) divulga periodicamente informações relevantes sobre esse mercado, bem como as fintechs e outras instituições, como o Nubank e o Banco Inter, podem orientar o cliente sobre a melhor forma de diversificar seus investimentos.

Comece por opções de renda fixa

Esse é um ponto em comum entre os especialistas da área de finanças, o novo investidor deve começar pelas opções de renda fixa. Uma vez que, dessa forma, poderá entender o mercado na prática, considerando o percentual que será resgatado no final do período contratado. 

Além disso, comece diversificando com valores baixos. O Tesouro Direto e os Certificados de Depósitos Bancários (CDBs) são exemplos de opções viáveis dentro da carteira de renda fixa. 

Considere suas particularidades

O planejamento financeiro em qualquer situação deve considerar os seus objetivos. Por isso, ainda que as orientações sejam extremamente importantes, é viável realizar alguns questionamentos para que o seu planejamento faça sentido dentro do mercado de investimentos.

Exemplos de questionamentos que podem direcionar o seu processo

 Questione alguns pontos relevantes, tais como:

  • Qual opção de renda fixa acredita que melhor possa lhe atender no que tange a elaboração de uma reserva de emergência?
  • Dentre as opções analisadas,  qual opção é melhor para realizar um planejamento de aposentadoria?
  • Qual é o valor total que possui para disponibilizar ao mercado de investimentos?
  • Qual é a possibilidade de precisar resgatar valores?
Estude os riscos e acompanhe a economia atual

Ao considerar pontos relevantes, poderá direcionar o seu processo de maneira assertiva e faseada. Lembre-se de que o mercado de investimentos pode ser uma fonte de ganhos, mas também implica riscos. Portanto, é fundamental acompanhar a economia e sua volatilidade para que eleve suas chances de sucesso dentro do seu planejamento.