A procrastinação atrapalha severamente muitos estudantes. Entretanto, o que poucos sabem é que existem maneiras para diminuir esse efeito de ‘deixar tudo para depois’.
Selecionamos quatro dicas fundamentais para quem estuda para concursos, vestibulares ou Enem. Confira!
A procrastinação pode acontecer por diversos motivos, como por exemplo, cansaço ou tédio de determinados assuntos que você precisa estudar. Além disso, ela pode pode aparecer porque o objetivo que você está tentando alcançar parece ser impossível.
Se você se encaixa nesse padrão, a melhor maneira de superar isso é definir metas menores e mais realizáveis.
Desse modo, busque estabelecer metas viáveis que o ajudarão a progredir nos estudos.
Deixar o smartphone longe realmente funciona. Ao manter o celular fora de alcance em outro cômodo, por exemplo, permite que sua mente esqueça dele.
Você esquecerá das redes sociais durante o tempo de estudo, assim como não será incomodado com notificações e vibrações, aumentando significativamente o foco.
Ao ter o smartphone por perto, uma grande distração pode acontecer, apenas tornando a procrastinação um pouco mais fácil.
Ao fixar alguma recompensa para atingir suas metas, poderá ajudar muito a superar a procrastinação, mesmo parecendo uma dica infantil.
Essa estratégia funciona de maneira simples, você deve apenas definir uma meta e se você atingir, receberá a recompensa.
A recompensa fica a sua escolha, pode ser uma ida ao cinema, sair pra comer fora, etc… Se for algo que você realmente deseja, ficará mais inclinado a mantê-lo.
Ao fazer pausas regulares você acaba reduzindo a quantidade de tempo que gasta procrastinando.
O cérebro é como qualquer parte do corpo, ao trabalhar demais, fica cansado, por isso as pausas são fundamentais.
Depois de realizar uma pausa, você deixa o cérebro descansar e consequentemente pode se preparar para mais estudos.
O mesmo vale para o resto do corpo, estudar é uma tarefa cansativa e você necessita de pausas para não gerar uma estafa mental e física.
E então, gostou das dicas? Não deixe de ler também – Dicas simples para estudar atualidades.